Arquiteta ensina dicas para escolher o sofá ideal

A pandemia intensificou a nossa relação com a casa e se tem um ambiente que muitas famílias permaneceram foi a sala de estar. Trabalho, filmes, telejornais, refeições… Tudo virou motivo para estar na sala. E esse comportamento refletiu na maior procura de um móvel essencial neste ambiente, o sofá.

Sofá fixo, retrátil e reclinável, curvo, com chaise… São tantos modelos que fica difícil escolher o ideal. De fato, a escolha desse móvel não é tão simples assim, é preciso pensar no conforto, na beleza e sem esquecer da proporção da peça no espaço. Para facilitar nessa escolha o Momento Décor bateu um papo com a arquiteta Heloísa Santos que deu dicas importantes.

“O primeiro passo é analisar o espaço para decidir a peça que vai encaixar no local. Hoje, o mercado oferece diversos formatos com proporções ajustáveis”, disse Heloísa.

Sofá com chaise

Tá aí um sofá que só de olhar já dá vontade de ficar. A peça é sinônimo de conforto, relaxamento e ao mesmo tempo com toque de elegância. Mas o modelo pede atenção extra. “Quando você vai escolher um sofá com chaise é preciso analisar se o espaço tem a profundidade necessária, sem comprometer a circulação”, ressaltou Heloisa.

Foto: Pinterest
Sofá fixo

Um modelo que não tem erro. Sempre tem aquele aspecto mais arrumado.  Uma peça que se encaixa com mais facilidade em ambientes maiores e principalmente nos menores. Em proporções ideais, ele é a escolha certeira para apartamentos mais compactos. Nesses casos, a arquiteta aconselha optar por modelos que tenham braços mais finos e pés elevados, são detalhes que dão mais delicadeza e pesam menos no visual.

Foto: Pinterest
Sofá curvo

Para quem curte ambientes com mais personalidade, os sofás curvos estão super em alta! Não é de hoje que esse estilo vem se destacando nas mostras decorativas. Porém, por menor que seja a peça, não se iluda, ela ocupa mais espaço. “É um peça de personalidade, ela sozinha no ambiente faz presença. Mas ela ocupa mais espaço, pela curvatura. É uma peça mais orgânica”, disse a arquiteta que aconselhou apostar nesse modelo na divisão de ambientes, já que são sofás que geralmente tem um acabamento atrás e podem ficar “soltos” no espaço, sem precisar ficar encostado na parede”.

Foto: Pinterest
Sofá angular

Uma outra tendência é o sofá angular. Repare que um módulo possui uma angulação diferente, o que proporciona maior interação entre a família. Outra vantagem desse módulo é uma profundidade maior. Tá aí uma opção para quem gostaria de ter um sofá com chaise, por exemplo, mas não tem tanto espaço.

Foto: Thiago Lyra
Sofá retrátil e reclinável

Sem dúvidas, esse ainda é, disparado, o modelo queridinho, o mais procurado no mercado. Mas tá aí um sofá que pede atenção especial, principalmente quando se trata de um ambiente mais compacto. “Quando você tem uma restrição de espaço, não é que você não pode comprar um sofá retrátil e reclinável. Pode sim! Mas é importante procurar no mercado um modelo que tenha proporções adequadas para este espaço. E aí é preciso estar atento ao braço, a profundidade, para não virar um “trambolho”, na sala”, disse a arquiteta se referindo a um erro muito comum.

Foto: Thiago Lyra

Depois de escolher o modelo que se encaixa perfeitamente com seu estilo, com a sua sala e com seu espaço, lembre-se, um outro ponto a ser analisado, tão importante quanto o design, é o conforto. ” É preciso provar a peça. Você precisa sentar, sentir o toque do tecido, se reclinar pra ver se aquele modelo vai abraçar ergonomicamente o seu corpo.  Muito desse conforto vem do encaixe exato da extensão da perna até o joelho, no assento do sofá”, concluiu Heloisa.

 

4 Respostas para “Arquiteta ensina dicas para escolher o sofá ideal

  1. Gostei muito da indicação foi importante principalmente quem tem espaço pequeno as orientações veio acrescentar mas ainda pra quem gosta de renovação

  2. Bom dia ,me mudei para um apartamento que tenho de espaço para colocar um sofá, somente 1,60 m.,porque tenho uma mesa redonda de 4 lugares na sala tbm. Por favor qual o melhor modelo pra eu comprar,a cor sempre gosto de clara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *