Casa do cantor Silva flutua sobre declive em Domingos Martins

Uma casa flutuando em um declive acentuado em meio à natureza é o refúgio do cantor capixaba Silva em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo.

A residência de 400 m² e design contemporâneo foi trabalhada em dois níveis, explorando ao máximo a forma natural do terreno, com modificações sutis.

O arquiteto responsável pelo projeto, Felipe Savassi, explica que buscou preservar a naturalidade do entorno e utilizá-la a favor da construção.

“Conseguimos tirar grande partido declividade do local tendo em vista os desafios que foi trabalhar em um terreno tão acidentado. Tanto as visadas da casa de qualquer ângulo que você a vê quanto as vistas que você tem da casa para a paisagem são exuberantes.”

O arquiteto Felipe Savassi explorou o sistema de construção industrializado. O projeto foi concebido inicialmente para execução em construção modular utilizando containers marítimos. Entretanto, migrou para um conceito de modular com steel frame, com a utilização de aço pesado.

Projeto mostra ideia original de construção modular. Imagem: Divulgação / Felipe Savassi

“O que mais chama atenção nesse projeto são os balanços, que dão leveza e um ar de que a casa está flutuando no terreno, sendo sustentada por pilares metálicos”, comenta Felipe.

Sobre o conceito e o partido arquitetônico, o arquiteto trabalhou com o conceito minimalista e contemporâneo, explorando a geometria e linhas ortogonais.

“O projeto se destaca por ser uma solução híbrida de construção, com utilização de aço na estrutura e fechamento em alvenaria tradicional”, comenta Savassi.

Além disso, se destaca também o design arrojado da construção através de grandes balanços sustentados por vigas metálicas que com design diferenciado.

Casa nas montanhas capixabas é refúgio do cantor Silva. Foto: Divulgação / Felipe Savassi.
Refúgio

A possibilidade de trabalhar remotamente promoveu um fluxo de famílias fugindo dos grandes centros em busca de refúgios em meio a natureza. Para o arquiteto Felipe Savassi, o projeto da casa da família Silva é um exemplo desse movimento.

“Locais como a casa Silva, tem muita amplitude e integração entre os ambientes, além de um programa completo de lazer e bem estar. A residência traz todos os equipamentos necessários para ora estar desconectado ou estar trabalhando, sempre com qualidade de vida extraordinária”, afirma Savassi.

Veja imagens da fase de construção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *