Oito andares em 100 dias: Conheça o primeiro prédio modular off-site do Brasil

Já imaginou que seria possível construir um prédio de oito andares em apenas 100 dias? Pois esta já é uma realidade aqui no Brasil. Menos de três meses e meio foi tempo suficiente para a construção do primeiro prédio modular off-site do País.

A agilidade na execução do projeto se deve ao sistema construtivo que consiste na produção de módulos em ambiente industrial com posterior alocação no canteiro de obras.

Etapa de acoplagem e instalação dos módulos. Foto: Divulgação / BR3

Dos cem dias de construção do edifício Level, 80 foram dedicados à fabricação e 20 à acoplagem e instalação sobre a fundação. O empreendimento foi concluído em abril de 2021 com 3,3 mil m² na cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina.

O prédio abriga a sede da empresa responsável pelo projeto, a BR3 (Brasil ao Cubo), além de dois andares destinados a áreas coworking com espaço de convivência.

Edifício Level já finalizado. Foto: Divulgação / BR3

Diferente de obras modulares tradicionais com containeres, o projeto do edifício Level utilizou a construção modular metálica 3D, que permite maiores dimensões e personalização do projeto.

Todas as estruturas da edificação foram fabricadas com aço. Foram utilizadas cerca de 500 toneladas de aço no projeto, o que equivale a 25% de todo o volume de material empregado na obra.

Interior do prédio. Foto: Divulgação / BR3

Além de ter viabilizado a construção em tempo recorde no Brasil, o sistema off-site ainda reduz a perda de materiais. A estimativa é que obras nesse modelo reduzem em até 10 vezes o desperdício. Além disso, a demanda sobre matérias primas e recursos naturais, como a água, tende a ser expressivamente menor.

Veja vídeo de como foi a produção na fábrica, o transporte e a instalação no canteiro de obras:

Confira outras imagens com detalhes do projeto

Fotos: Divulgação / BR3

Quer entender mais sobre esse método obras de preza pela agilidade e pela economia? Já falei sobre este tema aqui na coluna no texto “Obra rápida e sem desperdício? A solução é optar por Sistemas construtivos industrializados“.

19 Respostas para “Oito andares em 100 dias: Conheça o primeiro prédio modular off-site do Brasil

  1. Quais as desvantagens desse método em relação ao comum? Questões como isolamento de temperatura, facilidade de reformas, adequação de interiores para diferentes usos.

    1. A facilidade está na redução de entulho no canteiro de obras, a racionalização durante a execução dos módulos, a mobilidade do edifício para um outro local.
      Parabéns pela iniciativa e criatividade da construtora.
      João Vicente Zampieron
      Engenheiro Civil e Engenheiro de Materiais

  2. Teria como fazer casas menores, existe representação na minha cidade. Aceito ser um deste representante se aqui não tiver. Moro na capital do ES Vitória ES. At. Abrahão Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *