Espaços para pets são tendência no mercado imobiliário

Foto: Divulgação

Os espaços para pets são uma tendência no mercado imobiliário. A nova demanda se deve ao aumento da presença de animais nas casas dos brasileiros.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem 149,6 milhões de animais. Número 4,2 vezes maior que a população de crianças, 35,5 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD). Considerando que o Brasil conta com aproximadamente 74 milhões de domicílios, significa em média 2 animais por domicílio.

O cenário atual contribui para que as construtoras e incorporadoras invistam em seus projetos áreas específicas para atender os tutores e seus animais de estimação. Além da alta presença dos pets, de acordo com a pesquisa da Brain Behavior, 49% dos tutores afirmaram estar dispostos a pagar um valor maior por um imóvel com características pet friendly.

Para Patrícia Sperandio, vice-presidente de Administração de Condomínios da Ademi-ES, é um mercado de grandes conquistas e mudanças. “No Espírito Santo, as mudanças estão acontecendo aos poucos, mas com grande avanço. Condomínios novos estão sendo entregues com espaço para pets, tais como: espaço para banho e tosa, e espaço para caminhadas com brinquedos”.

Para além de novos espaços que garantam o bem-estar e qualidade de vida aos pets, a convivência no condomínio e a segurança dos moradores é muito importante.

“Respeitar o limite do outro, como usar o elevador de serviço. No quesito higiene, recolher o cocô e enxugar o xixi. E para a segurança, o cachorro deve sempre estar de coleira, independente de ser dócil ou não, e os animais de raça nociva usar focinheira. Não deixar de forma alguma o pet solto”, orienta Patrícia Sperandio.

A vice-presidente da Ademi-ES também destaca a adequação dos condomínios mais antigos. “Muitos ainda exigem que o cachorro ande no colo dentro do condomínio ou elevador de serviço, mesmo sendo apenas para transitar, o que dificulta muito para o tutor”.

Atualmente existe legislação para essa nova demanda social. Alguns municípios já possuem as suas normas para que o tutor cumpra, e dentro dos condomínios há o regimento interno que é criado e alterado pelos moradores em assembleia geral, além do próprio código civil brasileiro que aborda a questão dos animais.

 

 Empreendimentos com espaços pet

Conheça alguns empreendimentos que possuem esses espaços para dar mais conforto aos pets e tutores.

 

Proeng

Foto: Divulgação

A construtora Proeng tem dois empreendimentos com espaço para pet e com finalidades diferentes.

No Harmony Techno Home, na Praia de Itaparica, conta com o Pet Home Care, um ambiente interno para cuidados com pet, como banho e tosa.

Já no Skyline Proeng Home, também na Praia de Itaparica, oferece o Pet Place, uma área externa com brinquedos para os pets.

Épura

Fonte: Divulgação

Na construtora Épura, o empreendimento Home Plus, na Praia de Itaparica, tem o Petplace.

O espaço é na área externa do condomínio integrado às demais áreas comuns. Nele, terá brinquedos para os pets fazerem atividades, lava pés e bebedouro.

 

Sólida

Fonte: Divulgação

No condomínio de casas Botanical, da construtora Sólida, na Prainha, em Vila Velha, há o espaço Pet Fun.

 

MZI

Atenta a demanda, a MZI Incorporadora já inclui esta área em seus mais recentes lançamentos.

O Landscape Green Ville, por exemplo, edifício em fase final de construção, na Enseada do Suá, oferece local ambientado para que, entre outros serviços, os cachorros possam tomar banho em local com piso antiderrapante e áreas específicas para animais menores e maiores.

O espaço pet foi projetado pela arquiteta Vivian Coser, assim como as demais áreas comuns internas do empreendimento.

 

Kemp Engenharia

O empreendimento Ilhas de Kiribati, na Praia de Itaparica, da Kemp Engeharia oferece o Pet Point, um local exclusivo para cuidar dos pets.

O ambiente possui espaço para os condôminos que quiserem dar banho, tosar e cortar as unhas dos pets, e alguns equipamentos para esses cuidados, além de cama para o descanso dos bichinhos e até caixas adequadas para passeios com os animais de estimação, dentro de carros.

 

RS Construtora

Fonte: Divulgação.

O Balcony Canal Residences, o mais recente lançamento da RS Construtora em parceria com o Grupo Incospal, apresenta o espaço Pet Place com lava-patas. Segundo Renato Aboudib Sandri, diretor da RS Construtora e Incorporadora, o ambiente é exclusivo para que os animais de estimação possam brincar e limpar as patas quando chegarem do passeio diário.

“O Pet Place será um ambiente prático e acolhedor para os cuidados com os bichinhos. Desde que identificamos a crescente preferência por pets nas famílias brasileiras, passamos a criar espaços adequados para eles nos nossos empreendimentos. Hoje, eles se tornaram um diferencial por conta das soluções que oferecem aos animais e aos seus tutores”, afirma ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *