Vem aí o reajuste do pedágio na 101. Com a palavra, a bancada capixaba em Brasília

Durante a reunião da Comissão Externa que fiscaliza a concessão da ECO-101 o deputado federal Sergio Vidigal questionou o superintendente da concessionária a quem ela atribui o não cumprimento das cláusulas apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O parlamentar garante que o questionamento não tem como objetivo apontar culpados e sim alternativas.

Vem aumento
O reajuste da tarifa do pedágio na BR 101 está marcada para o dia 18 de maio, mas, as melhorias aguardadas para a Rodovia ainda não apareceram. “Precisamos de uma resposta rápida. O grande problema das concessões é que muitas vezes se inicia a obra apenas com projeto básico para depois passar para o executivo”, desabafou Sergio Vidigal.

Pegando leve
Paulo Foletto, que também participou da reunião da Comissão que fiscaliza a concessão da ECO-101, questionou, principalmente o fato de apenas cerca de 40 dos 400 quilômetros a serem duplicados estarem efetivados. Entre as explicações dadas pela concessionária para os atrasos, estão a dificuldade nas desapropriações, desocupações de faixa de domínio e autorizações ambientais. Mas, Foletto foi mais suave com as falhas e propôs que a Eco-101 esqueça os planos de trabalhos ambiciosos, mas não factíveis, e que apresente um cronograma anual.

Vaidade?
O senador Magno Malta está todo prosa porque no dia 1º de abril vai receber uma condecoração do Superior Tribunal Militar (STM). Mas, o orgulho não é por conta da distinção e sim porque a condecoração é superior à que vai receber o juiz da Lava Jato, Sérgio Moro. Moro ficará com a “Distinção” e Malta com a “Alta Distinção”, segunda maior honraria. A assessoria do STM explicou que juiz sempre recebe primeiro a distinção, depois a promoção. Haja orgulho.

Fez falta
Causou estranheza o fato de nenhum representante do governo do estado estar presente no evento de comemoração dos 20 anos da Igreja Evangélica Batista de Vitória. O evento aconteceu no Álvares Cabral e contou presença maciça dos prefeitos de Vitória e Serra,  vários vereadores da Grande Vitória e deputados. A IEBV, como é conhecida é uma das igrejas mais visitadas em época de campanha eleitoral, pelo grande número de membros e pela sua excelente localização, no bairro Jardim da Penha, em Vitória.

Fecha
A deputada Janete de Sá tem conduzido com pulso firme, a CPI dos Maus-tratos aos Animais, na Assembleia Legislativa. Na última reunião do colegiado, a parlamentar garantiu que vai pedir o fechamento de um canil clandestino que funciona há 15 anos em Vila Velha, sem alvará de funcionamento, nem a presença de um veterinário. “O canil é clandestino e tem que fechar”, disse Janete, diante das proprietárias do estabelecimento.

Por mais pediatras
A Prefeitura de Vitória vai realizar em breve novo concurso para a Secretaria de Saúde, como adiantou o Blog Cursos e Concursos, do Folha Vitória, no último dia 23. Ao saber disso, o vereador Davi Esmael enviou uma solicitação para que sejam selecionados novos médicos pediatras neste novo concurso, já que esta é uma das especialidades que mais carece de profissionais hoje no município. O pedido foi intensificado, segundo o vereador, porque “quando os pediatras não são contratados por meio de concurso público eles não alcançam estabilidade, que é um atrativo para continuarem no cargo, minimizando a falta de médicos nos postos de saúde”.

Comissão da limpeza
Um grupo de moradores da região da Grande  São Pedro esteve nessa terça-feira (28), em reunião com o subsecretário​ de serviços de Vitória, Antônio Barros (Toninho). Foi formada uma comissão que busca informações e respostas sobre a limpeza urbana na região da Grande São Pedro, que hoje, segundo os moradores, está comprometida. A comissão declarou à Coluna que saiu da reunião com boas respostas e acreditando que se o diálogo prevalecer as soluções virão.