Marília Mendonça e sua contribuição para o empoderamento feminino

Instagram

A trágica e precoce morte da cantora Marília Mendonça, 26, não representa apenas uma perda inestimável para a música popular brasileira. As composições, interpretações, presença de palco, peças publicitárias e as experiências de vida que Marília compartilhava nas redes sociais contribuíram, e muito, para o empoderamento feminino.

Suas canções, colocando sempre a mulher como protagonista de sua própria história, eram um diferencial. Era a mulher forte que colocava fim num relacionamento abusivo, a amiga que aconselhava a outra a ter amor próprio, a traída e abandonada que dava a volta por cima, aquela que tinha autoestima para dar e vender. E a maioria das letras, baseada em histórias de vida, gerava tanta identificação que o sucesso era imediato. Marília tinha uma carreira estrondosa.

Reprodução / Instagram

E ela, sabiamente, usava seu talento e visibilidade para tocar em temas delicados. No último mês de julho ela divulgou uma música que gravou com a dupla de amigas Maiara e Maraisa. Postada em seu perfil do Instagram, a canção conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica.

“Em 2020 a central de atendimento registrou um caso de agressão à mulher a cada 5 minutos”, disse ela antes de iniciar a canção. “Você não manda em mim, eu sei aonde eu devo ir, eu sei o que posso vestir, se tudo o que eu faço te incomoda, você sabe o caminho da porta”, diz trecho da canção. “Você não está sozinha, ligue 180”, as três falam ao final.

Na legenda da postagem, Marília conta que a música já estava sendo preparada para uma ação de conscientização. “Estávamos preparando um trabalho especial pra essa música de conscientização sobre a importância da denúncia contra a agressão à mulher, justamente por saber que somos referências pra muitas mulheres no Brasil, que passam todos os dias por situações parecidas e por muitas vezes se sentem desencorajadas a denunciar. Não deu pra esperar. Não temos mais tempo. Estamos aqui com você. LIGUE 180 e denuncie! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA!”, escreveu.

Numa outra postagem em seu perfil no Instagram, intitulada “Os 9 mandamentos das patroas”, Marília e a dupla também falam sobre os direitos das mulheres vestirem o que quiserem, amarem o próprio corpo, terem voz e conduzirem suas histórias. O vídeo precedia a turnê “As Patroas”, que iria começar em breve.

“Pra você, isso é amor…”*

No Espírito Santo, os crimes de feminicídio – quando a mulher é morta por questão de gênero, normalmente pelo marido ou ex-companheiro – registrados em 10 meses deste ano (30) já superaram todos os registrados no ano passado (26). O aumento, na comparação ao mesmo período (janeiro a outubro) é de 42,9%, conforme já registrou a coluna.

* “Pra você isso é amor” é um trecho da canção “Supera”, do álbum “Todos os cantos – volume 3”, gravado em 2019.

“Todo mundo vai sofrer…”*

A cantora Marília Mendonça era uma das poucas unanimidades, capaz de unir esquerda, centro e direita em torno de suas canções. Na tarde de sexta-feira (05), quando foi confirmada a morte da cantora, políticos de diversas ideologias e gostos musicais publicaram notas de pesar e homenagearam a artista, nas redes sociais.

*Em tempo: “Todo mundo vai sofrer” é o título de uma canção do álbum “Todos os cantos – volume 2”, gravado em 2019.