Manato garante que Bolsonaro é candidato, articulações entre Pros e Republicanos e está aberta a janela partidária!

“Quatro anos é muito pouco para Bolsonaro”, diz Manato

O ex-deputado federal e pré-candidato ao governo do Estado Carlos Manato (PL) disse que não existe a possibilidade do Presidente da República não ser candidato à reeleição. Ele refutou burburinhos nascidos na capital federal de que Bolsonaro poderia não disputar ou tentar outro cargo que não seja a Presidência da República, como o Senado, por exemplo.

“Não existe Bolsonaro não ser candidato. Ele entrou para salvar o Brasil, quatro anos é muito pouco. Ele precisa de mais quatro anos e nós estamos juntos com ele, agarradinhos”, disse o ex-deputado que recentemente se filiou ao PL, mesmo partido do Presidente, para disputar o Palácio Anchieta e ser o palanque de Bolsonaro no Estado.

Manato quer trazer o Presidente ao Espírito Santo, mas ainda não tem previsão. Por agora, porém, a visita não deve ocorrer. “Agora ele é presidente, ele tem que tocar o Brasil e algumas coisas nos estados. Aqui no Espírito Santo mesmo não está definido o vice nem a coligação”.

Perguntado porque Bolsonaro ainda não bateu o martelo e cravou que é candidato à reeleição, Manato o comparou com o governador Renato Casagrande (PSB), referindo-se ao fato de que o socialista também não confirmou se irá disputar novamente o governo do Estado.

“Casagrande é candidato (à reeleição) desde o primeiro dia que ganhou a eleição. Ele estaria com esses eventos todos com os prefeitos, levando lideranças, levando tudo se não fosse candidato à reeleição? Então Papai Noel existe, Saci Pererê, Coelhinho da Páscoa. Só engana eles mesmo, a mim, não”.

***

Hoje tem!

Carlos Manato é o entrevistado de hoje do programa “De Olho no Poder com Fabi Tostes” na rádio Jovem Pan News Vitória (90.5 MHz). Manato fala sobre sua entrada no PL, sobre alianças com outros partidos, sobre sua trajetória política, plano de governo e relação com outros pré-candidatos. O programa vai ao ar às 16 horas.

***

Renzo pode disputar no Republicanos?

Locutor e Renzo tiveram embates por causa do Pros

A aproximação do Pros com o presidente da Assembleia, Erick Musso, que nomeou o presidente da sigla, Kauê Oliveira, como seu chefe de gabinete, pode ter outras costuras a serem reveladas futuramente. A nomeação de Kauê ocorreu na sexta-feira passada (25).

Além do Pros apoiar Erick em sua pré-candidatura ao governo, o deputado estadual Renzo Vasconcelos (PP), ex-chefe de Kauê, pode estar de malas prontas para o Republicanos, para tentar disputar uma cadeira à Câmara Federal.

Kauê era o braço direito de Renzo e assumiu o Pros depois de uma movimentação do deputado, em Brasília, com a instância nacional da legenda. A ideia era que Renzo disputasse a Câmara Federal pelo Pros, migrando para a sigla na janela partidária.

Mas, nos bastidores, o partido estaria encontrando dificuldades para montar legenda depois que Sandro Locutor se desfiliou, levando todo seu grupo para o Solidariedade – a desfiliação ocorreu após Locutor ser destituído do comando do Pros capixaba.

Renzo já teria conversado com outras legendas sobre a possibilidade de mudança. Uma delas é o PDT. Ele não deve permanecer no PP, tendo em vista que a chapa ficará bastante pesada com nomes como Evair de Melo, Marcus Vicente e Da Vitória na disputa à Câmara Federal.

***

“Iê, iê, iê, infiel…”

Está aberta a temporada da infidelidade, ou melhor, da mudança partidária sem o custo de perder o mandato. A partir desta quinta-feira (03), deputados estaduais e federais poderão mudar de legenda para disputar as eleições.

A janela vai até 1º de abril e é exclusiva para os parlamentares que estão no término do mandato, ou seja, mesmo que tenham a pretensão de disputar as eleições de outubro, os vereadores não podem utilizar a janela para a mudança partidária. O vereador que assim o fizer pode perder o mandato por infidelidade partidária.

***

Abre o olho, novato!

Para não espantar os pré-candidatos sem mandato e colocar a perder as chapas montadas, muitos figurões da política devem mudar de sigla no apagar das luzes dos 45 minutos do segundo tempo. Tudo combinado, claro, com os dirigentes partidários.

***

Espaço na telinha

A propaganda partidária gratuita em rádio e TV, que estava extinta desde 2017, voltou (por meio da lei 14.291/2022) e já está dando o que falar. Ontem, foi a vez do PSDB regional veicular a sua e quem apareceu sozinho estrelando duas inserções em horário nobre foi o deputado estadual e presidente do PSDB capixaba, Vandinho Leite. O deputado é pré-candidato à reeleição e já tem tucano com as penas arrepiadas querendo saber se o tempo será dividido e compartilhado com outros membros do ninho.

***

Foi para as redes

A vereadora de Vitória Camila Valadão (Psol) usou seu Twitter para questionar o governador Renato Casagrande (PSB) sobre a falta de água na região de São Pedro. “Tenho recebido mensagens de moradores da região de São Pedro, em Vitória, que estão sem água desde o dia 27 de fevereiro. Como ficar sem água nesse calor e no meio da pandemia, Casagrande?”, questionou Camila.

E o governador respondeu, na mesma plataforma: “Vereadora, tivemos um problema de fornecimento de energia. O problema foi da EDP. Infelizmente, sem energia a água não pode ser bombeada. Por isso alguns bairros estão sem água e a Cesan sendo criticada por um problema que ela não causou. A água está sendo restabelecida”. A vereadora agradeceu o esclarecimento.

***

Desalinho

Em alguns grupos de mensagens, o diálogo repercutiu. Alguns elogiaram o pronto esclarecimento do governador. Outros já disseram que a esquerda está tão desunida que já expõe o bate-cabeça nas redes sociais – uma referência aos ruídos entre PT e PSB no Estado.

***

Que Deus conserve!

Em 45 municípios capixabas (57,6% do Estado), não foram registrados nenhum homicídio nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Observatório da Segurança Pública do governo do Estado. O número é maior, e mais animador, que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 34, dos 78 municípios capixabas, não registraram nenhum assassinato.

***

Na pista

Juninho Barbarioli, liderança comunitária de Jardim Camburi, em Vitória, diz que será pré-candidato a deputado estadual e que está em fase de definir o partido. “Ainda estou estudando os partidos, mas será um de direita. Já tive conversas com o PSC, PL e Republicanos, mas estou analisando outras possibilidades, o fato é que sou pré-candidato”, disse Juninho.