Nésio é nomeado para Equipe de Transição de Lula e é cotado para compor Ministério

O secretário estadual da Saúde do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional dos Secretários da pasta (Conass), Nésio Fernandes, foi nomeado para integrar o Grupo Técnico da Saúde da Equipe de Transição do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

A nomeação foi publicada nesta quinta-feira (01) no Diário Oficial da União, por meio da Portaria número 66 assinada pelo vice-presidente eleito e coordenador da Transição, Geraldo Alckmin, que designou os integrantes dos grupos técnicos de diversas áreas, além dos coordenadores, relatores e assessores.

Nésio está de férias desde a campanha eleitoral (ele tinha dois meses e meio de férias acumuladas) e tem auxiliado a equipe de Lula desde meados de outubro. “Componho o grupo do programa de governo desde as eleições e, como presidente do Conass, recentemente organizamos diversos encontros e trabalhamos com a equipe de transição. Demos apoio técnico e material”, disse Nésio.

Agora, além de continuar contribuindo por meio do Conass, ele vai participar das reuniões cotidianas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde a equipe de transição se reúne, e passa a assinar documentos, se submete às normas de sigilo, entre outras coisas. “Acho que temos um novo tempo para o Brasil. Vamos ter que trabalhar muito para unir o País e apontar um novo rumo. A articulação coordenada entre os entes subnacionais e a União será fundamental”, afirmou.

Embora não seja o foco da Equipe de Transição, Nésio também poderá auxiliar na formulação de políticas públicas, levando sua experiência como secretário no Estado, o que ele já tem feito em outras esferas. “Hoje (quinta-feira) participei de debate na Fiesp sobre financiamento do SUS e a EC95. Estou no circuito que debate os temas do futuro do SUS. O trabalho no Espírito Santo é uma referência nacional”.

Nésio é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e Administração em Saúde. Ele se formou em Medicina em Cuba e revalidou o diploma no Brasil. Foi secretário de Saúde em Palmas (TO) e é filiado ao PCdoB. É um defensor ferrenho do SUS.

Nésio no Ministério?

A aproximação de Nésio com a equipe de Lula e agora a sua nomeação na Equipe de Transição têm gerado especulações de uma possível participação do secretário no Ministério da Saúde do próximo governo. Ele seria cotado para assumir uma função no ministério. Nésio não fala a respeito, não confirma e nem descarta, assim como também desconversa quando questionado sobre seu futuro no Espírito Santo, se volta ou não para o comando da Sesa.

Ao anunciar ontem (01) seu primeiro secretário para o próximo mandato, o governador Renato Casagrande disse que semana que vem iria divulgar mais nomes, principalmente o de secretários que irão continuar no governo. “Não temos nada decidido. Até semana que vem vamos definir alguma coisa, vou decidindo quem permanece”, disse Casagrande, sem dar pistas sobre nomes ou pastas.

No início de novembro, em entrevista para o programa “De Olho no Poder”, Casagrande comentou sobre Nésio, ao ser questionado se ele permanece ou não à frente da Sesa. “Nós estamos avaliando, eu e ele. Nésio é uma pessoa que foi muito importante pra mim na pandemia, conduziu muito bem, liderou um momento difícil do governo. Ele terá sempre o nosso respeito. Ele está de férias, é o presidente do Conass, está tendo um papel na transição do presidente Lula. Discutiremos em dezembro qual será o futuro dele e dos outros secretários”.

Outros capixabas também estão na Equipe de Transição. O senador Fabiano Contarato e a presidente do PT, Jackeline Rocha; o presidente nacional da Juventude do PSB, Jiberlandio Santana, que inclusive é relator do Grupo de Trabalho da Juventude, e Valneide Nascimento (PSB). A atuação de todos é voluntária.

LEIA TAMBÉM:

“Eu preciso de tranquilidade na Assembleia”, diz Casagrande

Casagrande já começou a procurar novos deputados