Governador mantém comandantes das polícias e dos bombeiros no Estado

Reunião na Secretaria de Segurança / crédito: Sesp

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que vai manter os mesmos comandantes à frente das forças policiais do Estado. O coronel da PM Douglas Caus vai continuar à frente da Corporação, assim como o coronel Alexandre Cerqueira vai ficar à frente do Corpo de Bombeiros e o delegado José Darcy Arruda continua no comando da Polícia Civil.

O governador justificou a continuidade dos três no novo governo citando “os melhores resultados da história do Espírito Santo na área de Segurança Pública nos últimos quatro anos”. O secretário de Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, disse que não estavam previstas trocas de comandantes e a coluna noticiou, na edição de ontem, que a tendência era mesmo de continuidade.

Algo que pesou a favor da manutenção dos mesmos gestores, principalmente na PM e na PC, foi o índice de criminalidade que vem caindo. O Estado registrou, em todo o ano passado, 998 homicídios. A marca (menor que mil homicídios) é uma das metas do governo e representa uma redução de 5,9% com relação ao ano de 2021, quando foram registrados 1.061 assassinatos. Das cinco regiões, três (Norte, Noroeste e Serrana) apresentaram queda nos crimes.

Os feminicídios também caíram. Foram registrados 31 crimes dessa natureza no ano passado contra 39 registrados em 2021, uma redução de 20,5%. Questionado se os índices pesariam positivamente para a manutenção da equipe, Ramalho disse que “com certeza”.

A coluna também registrou, com exclusividade, que o ex-secretário da Segurança, o coronel da PM Márcio Celante, que está como assessor na Secretaria de Segurança, deve assumir uma subsecretaria a ser criada pelo governo na Sesp.

“Há a proposta de criação de uma subsecretaria, porque demandou muito a questão do Cerco Inteligente e do reconhecimento facial. Seria a Subsecretaria de Comando e Controle que a gente está querendo criar na Sesp, a exemplo de outros estados que já tem”, explicou Ramalho em entrevista à coluna De Olho no Poder, após a posse do governador Renato Casagrande, no último domingo (1º).

 

LEIA TAMBÉM:

Coronel Celante vai para subsecretaria que será criada no governo