PARCERIA ESTRATÉGICA – UFES, FINDES E EMPRESAS CAPIXABAS.

Aconteceu nessa ultima sexta feira, 22 de Fevereiro, um encontro na UFES com os alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Produção, Computação e Ambiental, num total de 120 alunos. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo dos professores Herbert Barbosa Carneiro e William de Paula Schulz. Também prestigiaram o evento o Diretor do Centro Tecnológico o professor Geraldo Rossoni Sisquini e o Presidente do CREA-ES Helder Carnielli. Representando a FINDES/SINDIFER o palestrante, engenheiro e empresário Luiz Alberto Carvalho contando com a assessoria do gerente de inovação Iomar Cunha e do consultor do CEBICT, Getulio Apolinário Ferreira.

O foco da palestra foi a importância sinérgica da PARCERIA entre a UFES, Institutos de Pesquisa e o próprio governo com a Federação das Indústrias do ES – FINDES e suas organizações vinculadas, e também com as empresas capixabas.

CENÁRIOS

Luiz Alberto apresentou vários cenários obtidos a partir de pesquisas da CNI, IDEIES/FINDES, Banco Mundial e outras fontes importantes que nos mostram desafios interessantes para 2013 e anos seguintes.

CAUTELA

Os dados apresentados em relação ao desenvolvimento da indústria no Brasil e também no Espírito Santo sugerem cautela e também uma reação que passa pelo investimento em novas técnicas, em especial nas áreas de INOVAÇÃO como diferencial competitivo.

INOVAÇÃO

Pesquisa ECONOMIST/VEJA – Janeiro de 2013 nos mostra uma ampla visão da competitividade dos estados brasileiros em 8 grandes dimensões, entre elas a INOVAÇÃO.

O ES fica no geral em 8o. lugar no Ranking nacional, abaixo do DF e acima da BA. Na avaliação específica do ES, dos 8 grupos de indicadores o mais crítico é o da INOVAÇÃO.

NÃO ESTAMOS PARADOS

Em que pese todas as informações críticas sobre o nosso desempenho, tanto no nível estadual como também no conjunto brasileiro de indicadores públicos e do setor privado, o ES tem se esforçado para reverter uma posição histórica de aceitação das flutuações de mercado e do comportamento da economia. São várias iniciativas em andamento:

1. Parque Tecnológico

2. Ações FINDES – INOVA FINDES – Movimento para Inovar

3. Lei de Inovação

4. Recursos para apoiar a inovação via SECTTI – FAPES

5. Ações da TECVITÓRIA

6. Apoio do BANDES aos projetos Inovadores

7. Captação de recursos via projetos direcionados à várias instituições

8. Ações empresariais, como o caso da TECVIX

TECVIX

Foi apresentado um conjunto de projetos que a empresa com apoio de especialistas, FINDES e TECVITÓRIA, UFES e parceiros tecnológicos estão sendo desenvolvidos aqui no ES para atender exigências de alto nível tecnológico de grandes empresas. Ao final do evento, tivemos a manifestação positiva dos alunos, da coordenação pela UFES, do presidente do Crea ES e demais colaboradores no sentido do estreitamento das relações entre as entidades e potencialização das soluções conjuntas no nosso ES.

Em breve estaremos divulgando novas ações e uma programação mais detalhada dos próximos eventos no estado. Aguardem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *