O DIA MUNDIAL DA QUALIDADE – Realização memorável da Academia Brasileira da Qualidade

Ashampoo_Snap_2014.11.12_16h34m42s_010_

Chegou a hora! Nesta quinta feira, 13 de Novembro, acontece na FIESP, Avenida Paulista, São Paulo, a comemoração especial do DIA MUNDIAL DA QUALIDADE, promovido pela ACADEMIA BRASILEIRA DA QUALIDADE. O acesso está restrito aos acadêmicos e seus convidados, autoridades e jornalistas, porém a ABQ disponibiliza transmissão para salas especiais de video conferência em todo o Brasil, conforme instruções no www.abq.org.br.

O momento é realmente especial, e pode ser conferido pelas palestras que acontecerão – veja a programação:

Ashampoo_Snap_2014.11.12_16h23m23s_003_

Temas comentados

Os temas foram estrategicamente selecionados para garantir atualização sobre os mais diversos cenários e previsões para o Brasil enfrentar os desafios da competitividade global, os quais serão apresentados por palestrantes convidados, Acadêmicos da ABQ e expoentes em suas áreas, tais como Ozires Silva, Nigel Croft e Jorge Gerdau Johannpeter, os quais poderão ser acompanhados presencialmente (convidados) ou via web, em tempo real.

CLAUDIUS D’ARTAGNAN CUNHA BARROS

Nos últimos anos os Sistemas de Gestão, mormente os da qualidade, encontraram um campo fértil no meio empresarial brasileiro, seguramente motivado pelo desafio dos índices de competitividade interna e externa, que em outras palavras significa sobrevivência no mercado. Os modelos de Gestão referência classe mundial como por exemplo os critérios de excelência da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, foram iniciativas que alavancaram um sem número de organizações na conquista de novos patamares de gerenciamento sistêmico, o que possibilitou formas mais apuradas do controle de indicadores de desempenho, qualidade e produtividade de bens e serviços. A questão agora paira sobre a premência de investimentos mais focados no desenvolvimento da capacidade de liderança, mormente nos níveis táticos que em última análise, são os responsáveis pela gestão daqueles que, na prática, produzirão a Qualidade requerida pelo cliente.

CLAUDIUS D´ARTAGNAN CUNHA BARROS

Ashampoo_Snap_2014.11.12_16h27m23s_004_“A Liderança Estratégica no Contexto da Gestão da Qualidade “

Graduado em Administração de Empresas, Pós Graduado em Administração Empresarial para Executivos e em Gestão de Recursos Humanos, com Especialização em Gestão da Qualidade pela JUSE – Japanese Union of Scientists and Engineers. Professor do curso de Pós Graduação em Engenharia da Qualidade da Faculdade de Engenharia Química de Lorena/SP – FAENQUIL/USP e Professor convidado do curso de Pós Graduação da Faculdade de Engenharia de Roseira/SP (Universidade Salesiana – UNISAL).

É Autor de vários livros, entre eles: Círculos de Controle da Qualidade, Qualidade & Participação, Sensibilizando para Qualidade, RH – Foco na Modernidade (co-autoria), Excelência em Serviços e ABC da ISO 9000.

Consultor Organizacional há mais de quarenta anos, tendo desenvolvido projetos em empresas de renome, como: IBM, EMBRAER, Banco Itaú, Banco do Brasil, BMW, Bradesco Seguros, Cia HERING, dentre outras. Mentor do Projeto de Educação Gerencial Continuada – EGECON® (www.egecon.com.br)

NIGEL H. CROFT

Para que uma organização possa buscar um verdadeiro desenvolvimento sustentável e leve em consideração questões econômicas, ambientais e sociais, é imprescindível que haja um método gerencial para disciplinar e aglutinar suas diversas iniciativas. Na sua experiência, um sistema de gestão implementado dentro dos parâmetros das diversas normas ISO fornece esta disciplina.

As normas de sistemas de gestão mais tradicionais da ISO (a série ISO 9000, para sistemas de gestão da qualidade), têm como objetivo principal gerar confiança na qualidade e na consistência dos produtos e serviços fornecidos pela organização. Sua implantação eficaz fornece uma vantagem competitiva para que as empresas demonstrem confiança aos seus clientes, clientes potenciais e outros, e também pode contribuir para a eficiência da empresa em alcançar seus resultados pretendidos, particularmente quando o sistema for implantado como parte de uma cultura e filosofia da qualidade, no sentido mais amplo. A mesma coisa se aplica à norma ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 50001 (Gestão da Energia) a futura norma ISO 45001 (Gestão da Saúde e Segurança), e normas atualmente em vias de desenvolvimento como, por exemplo, a muito esperada ISO 37001 (para Gestão Anticorrupção ou Antipropina).

“Nos últimos anos, dentro da ISO e do International Accreditation Forum (IAF) tem existido a preocupação de evitar a percepção de que a ISO 9001 e as demais normas de sistemas de gestão só dizem respeito a documentos e burocracia. O objetivo deve ser implementar um sistema documentado (na medida certa para alcançar os objetivos) e não um sistema de documentos”.

NIGEL H. CROFT

Ashampoo_Snap_2014.11.12_16h27m43s_005_“Qualidade e Sustentabilidade – O importante papel da ISO”

Dr. Nigel H. Croft é um dos principais especialistas mundiais em gestão de qualidade e avaliação da conformidade de sistemas de gestão. Trabalha no campo de Gestão da Qualidade desde 1974, quando iniciou a sua carreira como estagiário na indústria siderúrgica britânica.

Nascido no Reino Unido, mas atualmente com cidadania dupla britânica-brasileira, Dr. Croft se formou em Ciências Naturais “summa cum laude” da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e recebeu seu PhD em Ciências de Materiais da Universidade de Sheffield, no mesmo país. Ele é um Chartered Engineer (C.Eng), Chartered Quality Professional (CQP) e Fellow do Chartered Quality Institute (FCQI) no Reino Unido, membro sénior da American Society for Quality, Auditor Principal para Sistemas de Gestão da Qualidade da IRCA (International Register of Certificated Auditors) e Membro da Academia Brasileira da Qualidade.

Profissionalmente, atuou no programa de desenvolvimento gerencial do British Steel Corporation, de pesquisas pós-doutorais na área de metalurgia na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), nas avaliações de fornecedores na indústria de petróleo na Europa, como Diretor de Qualidade de um fabricante de aços especiais e superligas no Brasil, e mais recentemente, como especialista independente em sistemas de gestão.

Entre suas diversas atividades profissionais, Dr. Croft é membro do conselho de diversas organizações comerciais e sem fins lucrativos ao redor do mundo, relacionadas com qualidade e questões de responsabilidade social. É Presidente do Conselho da APCER Brasil (Associação Portuguesa de Certificação), do Conselho da FLO-CERT (Certificadora do movimento “Fairtrade”, sediada na Alemanha), Membro do Conselho da SAAS (Social Accountability Accreditation Service, de Nova Iorque), Professor Associado de Gestão de Qualidade na Universidade de Malásia do Norte e Consultor Senior da ONUDI (Organização de Desenvolvimento Industrial da Nações Unidas).

Dentro da arena de normalização, Nigel participa desde 1995 no Comitê Técnico TC176 da ISO, inicialmente como membro da delegação brasileira (ABNT/CB-25), e desde 2010 como Presidente do subcomitê TC176/SC2, responsável pelas normas ISO 9001 e ISO 9004. Atuou também como membro do Conselho da Presidência da ISO/CASCO (Comitê da Avaliação da Conformidade da ISO), e Presidente do ISO 9000 Advisory Group (entidade multidisciplinar composta por ISO/TC176, ISO/CASCO, ISO/COPOLCO (Comitê da Política do Consumidor da ISO) e IAF (International Accreditation Forum)).

JORGE GERDAU JOHANNPETER

Defende que as mudanças, que aconteceram na globalização, foram um processo muitas vezes não muito bem entendido. A real globalização provoca temor porque exige mudanças. Mas o mais interessante é que o grande fator de tecnologia fez a globalização acelerar. “No Brasil, não temos muitos centros de debates de ideias, a matéria não é muito trabalhada e tem outro tema que me preocupa mais: a distância entre o empresariado, mundo político e acadêmico. Quando a coisa é complicada, os três (empresariado, mundo político e acadêmico) têm de conversar. Tem preconceito de tudo que é lado. Nem sei quem tem mais, nem interessa. Solto minhas angústias pessoais e globais em relação ao país e ao Estado porque sinto a inteligência de ajustamento que as empresas têm de fazer com as mudanças.”

JORGE GERDAU JOHANNPETER

Ashampoo_Snap_2014.11.12_16h27m59s_006_“Qualidade no Serviço Público Brasileiro: Importância da Governança”

Presidente do Conselho de Administração da Gerdau. Sob sua liderança, a Companhia tornou-se uma empresa internacional e hoje possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Ásia e na Europa.

Tem forte atuação na busca pela eficiência e qualidade da gestão nos setores público e privado. Foi fundador do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade e do Movimento Brasil Competitivo. É membro da Academia Internacional da Qualidade e da Academia Brasileira da Qualidade e integra o Conselho da Fundação Nacional da Qualidade. Nas áreas de educação e cultura, presidente o Conselho da Fundação Bienal do Mercosul, é vice-presidente do Conselho da Fundação Iberê Camargo e integra o Conselho da Parceiros Voluntários e do movimento Todos pela Educação.

Atua também como membro do Conselho do Instituto Aço Brasil, do qual foi presidente durante duas gestões. Faz parte do Conselho Superior Estratégico da Fiesp e do conselho consultivo do escritório brasileiro do David Rockefeller Center for Latin American Studies, mantido pela Universidade de Harvard. Além disso, é presidente da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade do Governo Federal.

Fonte: Academia Brasileira da Qualidade

Concluindo, nosso Blog Gestão e Resultados com seus 3 anos de atividades, cumpre com grande felicidade noticiar a posse do titular do Blog, Getulio Apolinário Ferreira, como mais novo membro da Academia, Ashampoo_Snap_2014.11.04_23h16m18s_001_representando agora, com os seus 34 anos de carreira na área da Gestão da Qualidade, Inovação e Produtividade, o nosso Estado do Espírito Santo nessa nova caminhada.

Aproveitamos para agradecer os amigos, empresas e instituições que ao fazerem parte da vida desse colunista, tornaram possível esta tão importante distinção, caso da USIMINAS, CST, KAWASAKI STEEL CO., Grupo COIMEX, UBQ.ES, SISTEMA FINDES, SEBRAE.MG, RN. ES, Rede Vitória de Comunicação, SINDIFER, e várias outras organizações, amigos, colegas de trabalho e familiares.

A todos vocês, muito obrigado e ainda, dentro do mesmo espírito, convido para a nossa comemoração da UBQ-ES que ocorrerá no dia 20 de novembro na UFES – Veja mais detalhes em www.fcqi.com.br .

OBRIGADO A TODOS…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *