O EQUILÍBRIO COMO BASE PARA O SUCESSO DO LÍDER

A CHAVE DO EQUILÍBRIO
Antes que você possa ser autêntico, é preciso estar equilibrado. A capacidade de se manter equilibrado é um verdadeiro desafio em um mundo que se move à velocidade da luz. Todavia, sem ser equilibrado, você não conseguirá ser autêntico.

Ashampoo_Snap_2015.07.11_21h35m53s_001_O equilíbrio é o esforço consciente para escolher o que você coloca em seu prato, a fim de selecionar o complemento certo para as atividades que, combinadas, produzirão os resultados desejados. É a habilidade de conseguir manter em foco tanto em quadro geral todos os detalhes, ao mesmo tempo. É a flexibilidade para modificar um plano e aproveitar a espontaneidade de um momento que promete realçar o resultado pretendido.

Um dos segredos para uma vida equilibrada é não vivê-la baseando-se sobre uma mentalidade do tipo “tudo ou nada”. Procure ser moderado. Isso não significa que você não possa ser apaixonado por algumas coisas. Você pode – e deve. Significa, em vez disso, que você deve adicionar outros elementos à sua mistura para que não aconteça em apenas uma faceta da sua vida à dominar todos os momentos.

A questão do equilíbrio também pode ser vista e estudada no Ponto de Mutação de Frijov Capra quando ele fala sobre a emoção e a razão e a necessidade de se estabelecer o equilíbrio para a busca de um maior e melhor resultado na vida.

Também já falamos aqui em post recente, sobre obra de Richard Ott onde o autor menciona fatores bloqueadores e estimuladores que são determinantes para a busca do equilíbrio na liderança e busca de resultados tanto no nível pessoal como também no organizacional.

REFLEXÃO – o exercício do equilíbrio e o tempo
Tudo tem o seu tempo determinado,
E há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer;
Tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; Tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; Tempo de guerra, e tempo de paz.
Eclesiastes 3:1-8
Fonte: Livro Produtividade Divertida de Leslie Yerkes –Matrix Editora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *