Lições de gestão para o empreendedor – Dicas de Bill Gates via Endeavor

Bill Gates, além de grande visionário, também criou e cuidou, durante muito tempo, de uma das maiores empresas do mundo: a Microsoft. Conheça as principais lições de gestão desse empreendedor.

Ashampoo_Snap_2015.08.01_21h38m09s_004_O nome Bill Gates dispensa apresentações. Um gênio dos códigos de programação, Bill Gates realizou grandes feitos em sua vida, como criar o Windows e popularizar o PC. Mesmo que você prefira a Apple, não dá para negar a importância de Gates na democratização da informática e modernização de processos no mundo.

O que talvez você não saiba é que ele vendeu seu primeiro programa de computador por US$ 4,2 mil, aos 17 anos, para a escola onde estudava, ou que ele, durante o período da faculdade, resolveu um complexo problema matemático, feito que foi publicado em uma revista acadêmica e que não foi superado pelos 30 anos seguintes. Mas com certeza você sabe que ele construiu uma verdadeira fortuna, fundou a Microsoft, é conhecido como um grande filantropo.

Dicas de Bill Gates para quem quer empreender

No livro A gestão segundo Bill Gates, o autor aponta 10 pontos importantes, que todo empreendedor deve conhecer para fazer uma boa gestão de seus negócios. Vamos saber mais:

Estar no lugar certo na hora certa

Se tem uma coisa que Gates sempre soube fazer foi reconhecer uma boa oportunidade e aproveitá-la. E talvez essa seja uma das características mais importantes para um empreendedor. Quer um exemplo? A primeira parceria da Microsoft foi com a IBM, nos anos 80. A empresa de hardware, querendo entrar no mercado de computadores pessoais, procurava um fornecedor de software.
Gates fechou com a IBM, comprou um software criado por uma empresa pequena por 50 mil dólares, implementou melhorias substanciais no produto e o vendeu* por 8 milhões de dólares para a IBM. Isso é que é margem, não é?

Saber tudo que se passa no seu negócio

Para Bill Gates, gostar de tecnologia era muito importante, principalmente como fundador de uma empresa cujo core estava ligado à tecnologia. Agora, mais do que isso, o empreendedor ressaltava a importância de conhecer e entender todos os processos de uma empresa para estar sempre bem informado, perto de seus funcionários e por dentro de tudo que se passa.

Investir na equipe e motivá-la

Gates é conhecido por trazer para sua equipe os melhores estudantes recém saídos da universidade, além dos bons pacotes de benefícios para motivar a equipe. Como qualquer bom empreendedor, ele sabia que sozinho não iria chegar à lugar algum e que precisava investir em uma equipe engajada e comprometida.
O engajamento é um ativo fundamental para o sucesso de uma empresa, e só será conquistado a partir de uma cultura que valorize verdadeiramente o funcionário e possibilite que ele se conecte com os valores da empresa. Escute seu funcionário, invista nele e transforme sua organização em um lugar onde as pessoas querem trabalhar, mais do que isso, onde elas se orgulham de trabalhar.

Pedir e ouvir os feedbacks de clientes

A Microsoft sempre acreditou na importância de receber feedbacks de seus clientes. Na versão beta do Office 2010, por exemplo, os clientes davam o feedback em formato de fácil entendimento para a equipe, com divisões para comentários positivos e negativos. A empresa também é conhecida por receber bem as reclamações, além de arquivá-las, para que os erros possam ser corrigidos de forma rápida.

Ser visionário

Um visionário da tecnologia, Bill Gates sempre pensou à frente. Tão à frente que anteviu, em 1999, muitas das grandes mudanças pelas quais o mundo está passando no momento. Palpites que na época em que foram feitos pareciam “não ter pé nem cabeça”, mas que, de fato, se tornaram realidade. Alguns exemplos:
Comparadores de preços na web: vide os grandes marketplaces de e-commerces ou sites de venda de passagens de avião;
Celulares com internet: hoje isso é tão comum, que ninguém quase se lembra que em algum momento essa tecnologia não existia e que as pessoas viviam sem ela. Em 1999, Gates já previa a invenção dos smartphones;
Pagamento de contas pela internet: quando os bancos começaram a oferecer aos seus clientes a possibilidade de acessar e movimentar suas contas pela internet nós não imaginávamos que um dia esse serviço pudesse superar as operações feitas em agências físicas. E muito menos que empresas fossem inventar sistemas de pagamento via celular – como já vem ocorrendo;
Redes sociais: poucos conseguem imaginar suas vidas sem as redes sociais. O facebook, a maior rede social do mundo, e também uma empresa milionária;
Anúncios pagos virtuais direcionados: sim, ele também previu essa grande transformação no mercado publicitário e nas possibilidades de anunciar e direcionar anúncios para alcançar determinado público-alvo;e
O poder da rede como instrumento de engajamento social: estamos na era da colaboração e do uso da rede como poderosos instrumento de engajamento a causas, movimentos, manifestações e marcas. Bill Gates também já tinha previsto que tudo isso aconteceria muito antes.
Então, não durma no ponto. Como empreendedor, você deve estar sempre atento às principais tendências, novidades e transformações sociais e tecnológicas do mundo, e fazer um exercício constante de extrapolar o que poderá vir pela frente e como sua empresa poderia tirar proveito dessas mudanças.

Hoje, além de se dedicar à filantropia, por meio da fundação Bill e Melinda Gates para combater a pobreza mundial, ele também financia muitas pesquisas na área da saúde. E pode apostar que desse mato vai sair coelho. Para saber mais sobre o que pensa e anda fazendo Bill Gates, uma boa dica é acompanhar o blog dele. Lá, você encontra dicas de leitura e ideias que estão fazendo a cabeça do empreendedor.
Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/bill-gates/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *