É BOM SABER

Dicas para emagrecer de forma saudável
por Jéssica Sabadine Lucas

Alimentação sem sabor e altamente restrita significa caminho oposto do emagrecimento saudável. As dietas que restringem algum grupo alimentar ou nutriente, (como a dieta da sopa, da proteína, do abacaxi), devem ser ignoradas, pois essas, além de serem muito restritivas, podem colocar riscos à saúde, podendo acarretar diversas carências nutricionais, além de muita perda de massa muscular. O ideal é sempre uma reeducação alimentar, onde há a presença de todos os grupos alimentares, moderando apenas a quantidade de determinado grupo ou alimento.

Seguindo algumas dicas, o emagrecimento é certo. Veja algumas principais:

– Não tenha pressa em emagrecer. Uma perda de peso saudável é variável, porém a média é de 4kg mensais. Muito peso perdido é um desequilíbrio grande ao organismo, que não consegue se adaptar, podendo desacelear o metabolismo como efeito rebote e tendo como conseqüência o tão temido efeito sanfona.

– Respeite os horários das refeições e não fique em jejum. O ideal é fazer em média 6 refeições diárias, de 3 em 3 horas, em pequenas porções. Quando ficamos sem se alimentar num período maior que 3 horas, o nosso organismo subentende que estamos num momento de privação e tem como conseqüência a desaceleração do metabolismo, então acabamos gastando calorias de forma mais lenta. Se nos alimentarmos nesse intervalo, o nosso metabolismo continua funcionando na mesma freqüência acelerada.
Além disso, se pularmos alguma refeição, tendemos a comer muito mais na próxima.

– Uma boa dica é ingerir os vegetais folhosos antes das outras preparações (no almoço e no jantar).  Colocar primeiro no prato a salada, ingerir esses alimentos prestando atenção na mastigação e logo após consumir as outras preparações (arroz, feijão, carnes e complementos). Fazendo isso, além de estimular a mastigação, o grande teor de fibras presentes na salada, faz com que haja uma maior saciedade, fazendo então com que a pessoa consuma menor quantidade das preparações (que geralmente são mais calóricas).

– Substituir arroz, pães e massas pela versão integral. Além de possuírem maior teor de vitaminas e minerais, possuem alto teor de fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal e aumentam também a saciedade. Desempenham bem essa função de saciedade os farelos, como o farelo de trigo, farinha de linhaça, que podem acompanhar frutas, vitaminas e iogurtes.

– Substituir os laticínios pela versão light ou desnatados. O leite e os iogurtes desnatados, que são as versões sem gordura, possuem um teor calórico muito menor que o integral, além de possuírem maior teor de proteína e cálcio. Escolha então os queijos brancos, evitando os queijos amarelos. Lembrando que quanto mais amarelo o queijo, maior é a quantidade de gordura e sódio na sua composição.

– Incluir no dia-a-dia, alimentos termogênicos. Alimentos termogênicos são aqueles que possuem substâncias que aumentam a temperatura corpórea, fazendo com que haja aumento do gasto calórico, contribuindo assim para a queima de gordura.
Canela, Gengibre, pimenta, são alimentos termogênicos e podem ser inseridos facilmente na nossa alimentação. Inserir em sucos, frutas, pratos simples ou mais elaborados.

– Ingerir bastante líquido, principalmente no verão, onde a perda da água é maior. A maioria das funções do corpo acontece na presença de água. A falta de água desacelera também o metabolismo. Por isso, beba menos pelo 8-10 copos por dia.

O importante é lembrar que para o emagrecimento, não é necessário passar fome, seguir dietas mirabolantes ou deixar de se alimentar, pelo contrário, é comendo de forma consciente e equilibrada, fazendo boas escolhas e com auxílio da atividade física é que conseguimos conquistar a boa forma e o peso ideal.

Jéssica Sabadine Lucas – nutricionista
Contatos:
Email: [email protected] / Tels: 8158-5101 e 3071-0123

4 Respostas para “É BOM SABER

  1. Muito bom sabermos isso, pois de vez em quando eu fazia umas dietas dessas, como da proteina, que não deu muito certo, so me fez mal, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *