MÉTODO FOCANDO RESULTADOS

Na visão de Descartes são 4, os preceitos básicos do Método (O discurso do Método):

– Receber escrupulosamente as informações, examinando sua racionalidade e sua justificação. Verificar a verdade, a boa procedência daquilo que se investiga – aceitar o que seja indubitável, apenas. Esse passo relaciona-se muito a visão cética dos fatos e dados.
– Análise, ou divisão do assunto em tantas partes quanto possível e necessário. Ou poderíamos dizer na forma de se estabelecer uma estratificação dos fatos de dados visando uma melhor solução dos problemas.
– Síntese, ou elaboração progressiva de conclusões abrangentes e ordenadas a partir de objetos mais simples e fáceis até os mais complexos e difíceis. Estabelecer prioridades na busca das conclusões (Ver o Grafico de Pareto).
– Enumerar e revisar minuciosamente as conclusões, garantindo que nada seja omitido e que a coerência geral exista.

    Em resumo, podemos dizer que o MÉTODO é o caminho mais curto entre o problema e a solução do mesmo, e neste sentido vale a pena lembrar que a palavra Método vem do grego: Meta (direção) + Hodós (caminho), portanto, somando-se aos preceitos de Descartes, que tem Método sabe qual direção deve tomar e qual é o melhor caminho. Para pensar, refletir, agir e controlar. (do método PDCA).

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *