A CRISE E A COMPETÊNCIA – reflexões

A semana está quase se encerrando e o noticiario nos mostra que o crescimento industrial apurado em maio foi negativo, em especial nas áreas de alimentos, vestuário, indústria de transformação e outras. Conversando com um amigo empresário, como não poderia deixar de ser, ouvi dele uma série de lamentações lógicas e consistentes. É a crise! Palavra curta porém contundente. Resume um mundo inteiro de obstáculos, desafios, problemas, dificuldades e outras mais. Veio-me à lembrança os ensinamentos do velho e saudoso DEMING, com os seus 14 pontos – a receita para SAIR DA CRISE. Deu certo por onde passou e foi aplicada (a receita) com vigor, profundidade e disciplina.

É preciso entender que por mais que você se prepare e tenha um rumo estratégico científicamente bem definido, existem os outros competidores, e se você se prepara, eles também estão atentos. Voltando ao passado, credita-se ao célebre Garrincha, uma resposta a uma sugestão simplista de um técnico da seleção brasileira que teria dito ao craque que ele deveria pegar a bola, driblar dois ou três do time russo, e então marcar o gol. Simples não? Garrincha teria dito ao técnico: “tudo bem, legal! O senhor combinou com os russos? Ou seja, eles vão deixar que eu faça tudo isto, inclusive o gol? O mercado não pede licença. As oportunidades existem mas precisam ser identificadas e trabalhadas e nada ocorre por acaso.

Voltando aos 14 pontos de Deming, deixamos aqui uma breve lição de casa, ou seja, vá ao Google e escreva 14 Pontos de Deming – surgirão várias versões e adaptações. Escolha uma delas, copie e cole no word. Crie em seguida uma tabela com 4 colunas. 1. Coluna dos 14 pontos, 2. Como estou neste ponto, 3. O que eu preciso fazer, 4. Quem e quando.

Parabéns, você já tem um planejamento estratégico para vencer a tal CRISE – sem precisar e consultorias caras – Aleluia! Agora coloque a mão na massa e seja um líder transformador. Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *