Acertar da Primeira Vez – prepare-se para a alta performance gerencial

Como dizia Deming, “não espere que as coisas sejam fáceis, é preciso que haja muita aplicação, conhecimento profundo e esforço”. Ao mesmo tempo o guru recomendava que se buscasse “acertar sempre na primeira tentativa” – Nada fácil não é mesmo? Uma visão sistêmica, dentro do conceito de Kaoru Ishikawa é motivante e inspiradora para quem busca resultados de competitividade – veja a figura abaixo:

Ashampoo_Snap_2015.08.17_16h52m46s_010_Falar na Lucratividade é relativamente fácil, mas obtê-la, nem tanto. A lucratividade  e ou alto desempenho objetivado na organização é um EFEITO ESPERADO pelos executivos e suas respectivas equipes. A boa gestão significa a capacidade de gerenciar o conjunto de CAUSAS para que o EFEITO seja atingido – aqui estão os verdadeiros líderes.

Os 8M’s apresentados fazem parte de um método de gestão e liderança que muda a própria maneira de pensar dos executivos. Imagine os desdobramentos para cada M e seu sistema de gestão específico, indicadores e processos correlatos! A ideia básica é ter todo o sistema sob controle de tal forma que os efeitos positivos na produtividade, lucratividade e competitividade da organização vão surgindo naturalmente.

E AGORA VEM O PULO DO GATO!

Ashampoo_Snap_2015.08.17_16h49m11s_009_Apenas 4 importantes tópicos:

1. Montar o seu Cockpit Management para controlar os efeitos mais importantes da organização – esse painel de controle irá sinalizar e determinar a saúde da organização em tempo praticamente real.

2. O sistema de causas precisa de uma gestão forte e eficaz no sentido de eliminar variações e comportamentos inadequados nos processos vitais. Esse gerenciamento deve também focar na eliminação de perdas e desperdícios em todas as áreas de produção e de apoio.

3. Melhorar sempre – o tempo todo. Praticar o Kaizen via melhoria dos sistemas de gestão e também pelas atividades dos Círculos de Qualidade, por exemplo. Essa ação deve ser estimulada pelos gerentes dos departamentos praticando e estimulando a meritocracia no ambiente da organização. Todos pensam, portanto todos podem participar dessa contribuição para melhores resultados.

4. Inovar significa não apenas a melhoria, mas muitas vezes uma mudança completa de produto ou serviço. Lembre-se do velho carburador dos antigos automóveis, que sempre dava muita dor de cabeça para os motoristas,  e de repente veio uma bela INOVAÇÃO – a mistura ar e combustível já poderia ser feita por um sistema de Injeção Eletrônica, mais confiável e eficiente.

Aqui está o desafio em 4 pontos. Vamos à luta!

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