Dia do Professor – Dia da Ciência, Tecnologia, Inovação, Produtividade e Competitividade

Hoje, 15 de Outubro é um dia especial, dedicado aos professores e professoras que atuam diretamente na construção do futuro do nosso país. Não há como separar a importância da educação ao sucesso do empreendimento e até do país.

O livro, “O Futuro e Você”, de Juan Henriquez, professor de Harvard retrata muito bem a história de sucesso, por exemplo,  de Cingapura,  saindo da pobreza e de uma colocação péssima no ranking do seu “Pib per Capita” nos anos 50 para uma das melhores colocações no mundo atual no mesmo ranking e também nos primeiros lugares em Inovação. Tudo aconteceu pelos investimentos maciços em educação.

GAF_2016.10.15_22h32m12s_007_A correlação positiva entre investimentos no conhecimento e o sucesso da organização/empresa é fator a ser explorado de forma sistemática por empresários e pelo próprio governo.

Na liderança deste processo estão os nossos professores, dos quais faço parte, honrosamente, desde os 17 anos de idade quando me vi em sala de aula compartilhando conhecimentos para alunos da então 7a. série na cidade de Governador Valadares MG, como base para melhoria de renda e ajuda no pagamento das mensalidades do curso de Engenharia Mecânica do então Minas Instituto de Tecnologia. A partir desta primeira experiência segui para lecionar Desenho Técnico na Escola Técnica e Cálculo Numérico para as turmas de engenharia. Bons desafios e bons tempos – nesta experiência de professor pode-se dizer que “melhor aprende aquilo que se ensina” – os ganhos são contabilizados para uma vida inteira. O meu obrigado aos professores Talmir Canuto, Luiz Claudio, Tatiana, entre outros mestres do MIT ENGENHARIA,  e toda a minha turma de colegas da engenharia (1976) que, também hoje, 15 de Outubro, comemora os nossos 40 anos de formados. GAF_2016.10.16_12h51m05s_002_

Impossível render todas as homenagens aos professores pois o merecimento é muito maior do que a nossa possibilidade de recordar e listar suas conquistas e transformações dos futuros de tantos alunos e dos novos caminhos abertos para uma vida melhor e mais gratificante para a nossa comunidade, país e para o mundo.

A Fundação Espírito santense de Tecnologia – FEST é um exemplo de grandes conquistas ao longo de 18 anos de atividades como fundação de apoio à Universidade Federal do ES – UFES. São mais de 700 projetos desenvolvidos sob a batuta de professores pesquisadores de alto nível – sem eles seria impossível chegar a esta valorosa marca.

Aqui na UFES, representando todo o corpo docente não podemos deixar de citar a figura humana e marcante do Prof. Herbert Carneiro e sua legião de alunos, fieis seguidores dos seus ensinamentos por todo o ES e Brasil. Em nome do professor Herbert saudamos todos os professores capixabas. Parabéns pelo nosso dia!

Na foto, o Prof. Herbert passa ao empresário e engenheiro Ary Chamon, certificado de participação, e organizer da FEST, no Seminário de Empreendedorismo que é realizado semanalmente para os alunos dos últimos anos das Engenharias da UFES.

GAF_2016.09.11_22h40m15s_004_

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *