Mudar ou Não Mudar? Momento de Reflexão e Ação!

Mudar ou não mudar? Eis a questão. Num mundo tão acelerado muitos não vão nem perceber a necessidade ou melhor quando perceberem pode ser muito tarde, os avanços tecnológicos estão aí para confirmar. De repente tudo mudou!

Tem também o lado comportamental da coisa, ou seja, temos imensa dificuldade na mudança por puro conforto em permanecer do jeito que estamos. Pode ser preguiça também. Mudar é desconforto – isso é significativo no conjunto das influências.

Meu saudoso pai, Seu Francisco, dizia décadas atrás lá pelas bandas das Minas Gerais que “o sapo pula por necessidade” para poder explicar a causa das novidades, invenções modernas e outras melhorias na época em que viveu.

Mudamos pela ciência, novos negócios, pelas inovações requeridas e pelas antecipações tecnológicas. Mudamos por medo e mudamos também, infelizmente, pelas perdas e pela dor e aí fica a pergunta – O que vamos aprender (e mudar em atitudes e comportamentos) após tantas perdas neste momento do COVID19? O que vamos aprender em termos de sobrevivência das empresas e dos pequenos negócios, dos ambulantes que lutam pelo sustento da família todos os dias no pós pandemia?

Quando falamos nos empresários/empreendedores é bom salientar e ressalvar que este segmento é um dos mais importantes do país pois aí está o esforço da produção, melhoria de processos e qualidade de vida, empregos e geração de resultados positivos na economia do país. Se o empresário perde, perdemos todos nós pois o dinheiro não aparece do nada. Dinheiro é fruto de trabalho e se não há trabalho e inteligência só haverá prejuízos e perdas, nada mais. Progresso sem trabalho não existe.

Precisamos refletir sobre o momento que afeta o mundo inteiro e não apenas o nosso país. Vamos passar pela tormenta com ajuda de Deus, nossas orações e nosso esforço inteligente e vamos começar uma nova era. O mundo já passou por grandes tormentas e esta situação que estamos vivendo é mais uma destas provas a que estamos sendo submetidos ao longo da história do mundo.

Separamos alguns pensamentos e reflexões sobre a Mudança e o ambiente da Inovação para que possamos reexaminar nossas crenças e valores para um futuro diferente. Veja o quadro a seguir e reflita:

A vida continua… em constante mudança, KAIZEN!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *