1.836 – Gestão da Qualidade de Vida – Dia da Árvore

Hoje é um dia especial, o Dia da Árvore. Pensando aqui no meu espaço quase verde (Vitória) chega a saudade do outro espaço muito verde e formoso: Enseada das Garças – Fundão ES, onde divido minha existência do tipo lá e cá, sempre de olho na Qualidade de Vida.

Recebi hoje do amigo de longa data, o Eng. Robson Melo que foi o superintendente do Meio Ambiente da CST/ArcelorMittal, o livro Verde Urbano, uma publicação de altíssimo nível em texto e belíssimas fotografias. Descobri logo na introdução o nosso antigo presidente da ArcelorMittal, o amigo José Armando que hoje é Presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra. Presente fabuloso para o Dia da Árvore.

A difícil vida da árvore na cidade – capítulo 21 do livro Verde Urbano, organizado por Maurício Lamano Ferreira, Alessandro Zabotto e Fernando Periotto.

Pare por um minuto e pense: quantas árvores fazem parte do caminho que você percorre rotineiramente?

Foto: arborização no bairro Jardim da Penha – Vitória ES.

Vamos ao texto:  “A difícil vida da árvore na cidade”: Já parou para observá-las? Alguma vez você já avaliou o desafio que é ser uma árvore na cidade? Silenciosas, elas marcam caminhos, amenizam o calor, nos protegem das fortes chuvas, purificam o ar, acolhem pássaros e pequenos animais; e nas condições urbanas que enfrentam, esse é um trabalho árduo. Na cidade, elas precisam de cuidados especiais, pois interagem com as pessoas, carros, construções, fiações, placas, bueiros, solos compactados – uma infinidade de artefatos e barreiras para seu pleno desenvolvimento.

Com frequência, são cimentadas até a base do tronco, outras vezes podadas sem piedade e quase sempre são apontadas como as culpadas em eventos climáticos que culminam com quedas “inexplicáveis” de alguns exemplares, sendo que na maior parte das vezes, as árvores são a barreira que reduz o potencial destrutivo desses eventos.

Por conta de tanto esforço para sobreviver nessas condições, muitas vezes seu tempo de vida é reduzido. Não podemos culpar as árvores por problemas que nós mesmos causamos. Problemas causados por galhos que caem ou por raízes que obstruem calçadas acontecem devido à falta de planejamento e entendimento sobre as necessidades da árvore.

CAVACANA, T.; ROCKETT, J. Irma Arvore: ser incrivel do reino vegetal. Bage: Instituto de Permacultura, 2019.

Mais considerações sobre a nossa celebridade de hoje: A Árvore.

Concluímos nosso post comemorativo ao Dia da Árvore com o pensamento de 3 grandes personalidades. Veja:

3 REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁRVORE

“Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.”

Tom Jobim

“Existem 3 maneiras de se chegar ao topo de uma árvore: 1) Subir nela; 2) Sentar em cima da semente; 3) Ficar amigo de um grande pássaro.”

Robert Maidment

“Todo jardim começa com um sonho de amor.
Antes que qualquer árvore seja plantada
ou qualquer lago seja construído,
é preciso que as árvores e os lagos
tenham nascido dentro da alma.

Quem não tem jardins por dentro,
não planta jardins por fora
e nem passeia por eles…”

Rubem Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *