1.881 – A missão do Gerente: Evitar e resolver problemas para melhorar a Produtividade

Hoje vamos fazer uma viagem na área da gestão que trata dos problemas, falhas, perdas, desperdício e dos métodos e ferramentas que podemos usar para a prevenção e solução dos problemas.

Estamos propondo 3 grandes etapas para melhor visualização do conteúdo do nosso post de hoje. Vamos em frente:

Nesta primeira etapa separamos o estratégico onde colhemos referências externas de alto desempenho para efeito de Benchmark (referenciais de excelência) e os problemas típicos da rotina diária. Em seu livro, Gerenciamento pelas Diretrizes (Hosin Kanri) o mestre Falconi, membro da nossa querida Academia Brasileira da Qualidade, ressalta:

  • Gerenciar é atingir metas.
  • Não existe gerenciamento sem metas.
  • Significado da palavra “diretor”: “aquele que dá a direção”.
  • A direção é a meta.

Vejamos a segunda etapa:

Aqui temos mais uma dica importante da ação do Gerente – Não confundir causa com efeito. Muitos “chefes” atuam sempre, de forma paliativa nos efeitos. É o mesmo que tratar dor de cabeça com analgésico sem pesquisar as causas fundamentais. Na minha opinião os métodos da verdadeira liderança organizacional tem tudo a ver com a medicina – o que você acha?

A figura da etapa 2 sugere que seja feita uma investigação pelo método científico para que de forma estatística se possa comprovar o comportamento das variáveis fundamentais consolidando uma situação real.

Chegamos ao momento da ação que nos indica a solução mais provável para aquela situação-problema. Voltando ao mestre Falconi: O que é um problema? “Um problema é um resultado indesejável de um processo” Portanto:

  • O problema de cada um é a sua meta não alcançada.
  • Lembrando: Resolver problemas é atingir metas
  • O Sistema de Gerenciamento pelas Diretrizes é estabelecido para que todos possam ajudar a resolver os problemas prioritários da empresa ou organização.
  • Torna-se, portanto, um sistema voltado para o atingimento de metas.
  • Os problemas de uma pessoa, dentro de uma organização, estão nos fins (nos seus produtos e serviços aos clientes) e não nos meios (seu processo ou seu negócio). Se nos fins estão os Efeitos indesejáveis (problemas) as Causas estão nos processos.

Como podemos agir de forma a melhorar continuamente o desempenho da empresa junto ao seu mercado/clientes. Nossa recomendação, além de várias outras de acordo com as situações detectadas é o uso de ferramentas de análise e solução de problemas. Abaixo temos uma indicação de ferramentas de gestão que são extremamente úteis não só para a solução mas para o acompanhamento e controle das variáveis fundamentais e possíveis falhas ou problemas de processo.

E ainda:

A ideia, concluindo nossa provocação neste post de hoje, é “cutucar” os gerentes para que mudem a cultura do XÁ COMIGO para o modelo Gestão pela Qualidade com forte aplicação do KAIZEN e INOVAÇÃO para reduzir problemas e aumentar a Produtividade e por conseguinte a Competitividade.

Quer saber mais, treinar sua equipe e criar times de alta performance? Fale conosco no [email protected]

Um comentário em “1.881 – A missão do Gerente: Evitar e resolver problemas para melhorar a Produtividade”

  1. Prezado amigo e Guru da Qualidade Getúlio Apolinário, gostei muito dessa publicação, excelente. Vejo que temos muito conteúdo de qualidade para aprendizado e portanto, muito a aprender para que possamos sempre fazer melhor da primeira vez.
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *