1.882 – Sinergia & Arte no espaço cultural do SINDIFER

Nossa caminhada continua e agora estamos chegando ao nosso parceiro SINDIFER onde temos muitos amigos e também recordações fantásticas. Impossível não lembrar do grande amigo e fundador César Daher Carneiro que esteve à frente do SINDIFER de 1971 a 2003 pavimentando a estrada de grandes conquistas que viriam acontecer até o presente momento. Recém lançado (2021), o livro dos 50 ANOS DO SINDIFER – 50 Anos de Trabalho e Grandes Conquistas, retrata o histórico vitorioso destas conquistas, assinado pelo seu atual presidente, Luiz Cordeiro.

É neste clima de realizações e sucesso que estamos trazendo nossa exposição do Projeto SINERGIA & ARTE, tendo já passado pelo Rotary Club de Vitória, Prefeitura Municipal de Colatina e mais recentemente na Cervejaria Fratelli Reggiani.

Nossa etapa SINDIFER tem uma motivação especial. Durante os anos que trabalhei na Cia Siderúrgica de Tubarão foram muito frequentes os contatos com a FINDES e o SINDIFER. Este período de 1980 até 1994 foi muito rico devido ao desenvolvimento dos conceitos e práticas do TOTAL QUALITY CONTROL na CST com apoio da Kawasaki Steel Corporation – KSC e com toda esta movimentação focada na qualidade e produtividade criamos a União Brasileira para a Qualidade, seccional ES, por volta de 1986 com total apoio do amigo César Daher.

Depois de longo tempo no nordeste, especificamente no Rio Grande do Norte, onde experimentamos com muito sucesso as práticas da Qualidade Total em campanhas políticas do saudoso ex governador do RN, Iberê Ferreira de Souza, retornamos ao ES e trabalhamos no projeto de inovação da FINDES.

Esse flash da minha história tem tudo a ver com as artes, desenhos e rabiscos que estaremos expondo no projeto SINERGIA & ARTE no espaço do SINDIFER. Inspirados, principalmente nos grandes artistas brasileiros onde destaco o conterrâneo, Ziraldo mineiro de Caratinga, a nossa produção está ligada tecnicamente e sentimentalmente ao processo de sobrevivência e crescimento como ser humano. Nossa produção artística mostra esta luta e seus desafios.

Melhor então convidá-los a participar conosco desta viagem onde, com muita alegria paramos nosso trem (coisa de mineiro) na estação SINDIFER. Vejam o quadro a seguir:

Agradecimentos especiais: Aos amigos da Academia Brasileira da Qualidade ABQ, Amigos da antiga CST hoje ArcelorMittal, Amigos do Tamborim Praia Clube, UBQI-ES, Celso Rodrigues, Robson Melo da ACACCI, FINDES, ROTARY CLUB DE VITÓRIA, Guerino e equipe da PM COLATINA, Gibson da Fratelli, Gadelha e equipe do IRE ES, Barradas do CDMEC, Luis Cordeiro, Rita, Breno, Mario, Jonathan, nossa coordenadora Ana luiza, familiares e demais amigos e amigas que vem acompanhando e incentivando o nosso trabalho.

Nosso destaque de sempre – Desenho feito com caneta Nankim dentro da técnica “bico de pena” retratando meu saudoso pai, Francisco vulgo Chiquinho Meu Nego. A origem veio de uma foto tirada em 1935 na cidade mineira de Manhuaçu. A transformação em desenho foi finalizada em 1998. O quadro original estará exposto no Sindifer. Vamos lá!

Um comentário em “1.882 – Sinergia & Arte no espaço cultural do SINDIFER”

  1. Acompanhei de perto a trajetória do Getulio quando trabalhamos muito próximos em nossa escola profissional e de fazer amigos CST . Além do domínio das ferramentas da QUALIDADE TOTAL , a resiliência e perseverança, enfrentou as resistências de alguns profissionais que não se dobram às mudanças , às inovações , às ; “ISSO EU JÁ FAÇO” , “ TENHO MUITA EXPERIÊNCIA “ , “ É PERDA DE TEMPO” , “ESTOU OCUPADO” . Curioso é ver hoje boa parte dos mesmos , já como profissionais liberais , utilizando das mesmas ferramentas em seus trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *