1.887 – A Simplicidade Inteligente do Projeto 5S na vida da Organização

A busca de resultados nas organizações é uma regra indispensável, seja ela pública (Ver os ODS), seja ela privada (empresas de todos os setores da economia). Em resumo, o que valida o esforço é o RESULTADO e sem ele não podemos sobreviver.

Dentre todos os métodos e programas focados nesta sobrevivência e até mesmo o importante crescimento organizacional buscando a liderança em seu segmento de atuação, destacamos neste post a utilização do 5S.

Embora sejam etapas com conceitos simples e objetivos os 5S se revelam etapas muito importantes para consolidar o processo de busca da Qualidade, Inovação e Produtividade (QIP) no contexto da organização e sua relação com o Cliente. Já falamos sobre o 5S aqui no nosso Blog G&R em diversas ocasiões, e percebo que devemos continuar nossa pregação pelos melhores resultados através da aplicações destes 5 sensos.

Neste post damos destaque ao DESCARTE e usamos a figura abaixo para uma reflexão sobre nossa rotina, seja na organização ou até mesmo em casa ou outro lugar onde atuamos. Veja:

Parece divertido ou exagerado, mas não é. Existe um programa na TV paga que tem em sua grade o título de “Acumuladores”. Pelo que se observa nas várias reportagens feitas o procedimento de acumulação chega a ser vinculado a doenças psicológicas. Este ponto e outros verificados tem correlação direta com o Senso de Descarte, ficando a pergunta: Porque guardamos ou aceitamos tantas tralhas em nossas empresas, residências, clubes, escolas, etc…???

Pela experiência na aplicação dos 5S podemos dizer que o “desapego” não é uma tarefa fácil, temos muitas dificuldades nesta ação. O programa “Acumuladores” nos mostra essa dificuldade.

Estamos no final do mês de agosto e já se torna prioridade os estudos do Planejamento para o próximo ano, e neste caso é fundamental que façamos uma limpeza em nossas organizações nos livrando das coisas inúteis (tralhas) para que a nossa cabeça, também reorganizada, possa pensar, colocar as coisas úteis em ordem, criar uma mentalidade de limpeza permanente, focar a higiene e saúde como condição básica da força de trabalho para que sejamos vitoriosos em Auto Disciplina, Padronização e Planejamento visando objetivos concretos para a sobrevivência e crescimento tanto da organização como também das pessoas.

Fica aqui a pergunta: Como está sua vida? Sua organização? Seus planos futuros? Vamos descartar as inutilidades? Vamos reagir, crescer e vencer nossos desafios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *