1.897 – Novo ciclo da ACADEMIA BRASILEIRA DA QUALIDADE – ABQ

No último dia 23 de Novembro, ocorreu em São Paulo, na sede da Fundação Vanzolini a Assembleia Geral Ordinária que elegeu a nova diretoria da ABQ para 2023-2025.

Neste momento tão especial achamos por bem reproduzir aqui no nosso Blog Gestão e Resultados o discurso de posse do novo presidente da ABQ, o acadêmico Jairo Martins.

Na foto acima os Acadêmicos no modo presencial e no quadro abaixo os demais no modo à distância.

Vamos ao Discurso de Posse ABQ – AGO 23/11/2022, pelo novo presidente:

“Acadêmicas e Acadêmicos!
Foi com bastante orgulho, com profundo sentimento de responsabilidade, além de uma certa dose de insegurança, que recebi o convite para compor a chapa da próxima diretoria da ABQ – Academia Brasileira da Qualidade, na condição de Presidente. Confesso que para mim é um grande desafio. Mas, tenham certeza que só aceitei por três motivos importantes.

O primeiro foi ter recebido esta Instituição das mãos de Eduardo Guaragna – estruturada, organizada, consolidada e de uma reputação invejável. (Na foto, Eduardo Guaragna e Jairo Martins)

O segundo foi o de ter a plena convicção de que não estarei sozinho – contarei com o apoio dos demais integrantes desta chapa que aceitaram dividir comigo a jornada pelos próximos dois anos.

O terceiro foi a certeza de que contarei, especialmente, com a ajuda das Acadêmicas e dos Acadêmicos, guerreiros, abnegados e competentes – colegas lutadores desta academia, cada um com seu perfil, suas qualidades e seu conhecimento, que com determinação doam seu tempo e compartilham as suas experiências para que a ABQ cumpra o seu propósito com excelência. O nosso grande desafio, como Academia, é “Disseminar e Fortalecer a Cultura da Qualidade no Brasil”, fazendo com que ela esteja presente no nosso dia a dia, nos Governos, nas Empresas e na Sociedade Civil. Aproveitando-me do mote do IX Seminário ABQ – Qualidade no Século XXI, não vejo a ABQ senão como o Agente Principal para tangibilizar a “Qualidade no Brasil que queremos e precisamos”. Com a “Personalia” dos Acadêmicos, oriundos dos vários setores e ramos de conhecimentos e experiências, não vejo que haja outro desafio à altura. Por onde olhamos, especialmente no nosso Brasil, constata-se que a “Qualidade tem feito falta”.

A Humanidade começou com a Qualidade restrita aos produtos, depois ampliou-se para os serviços, concluiu que era preciso a Qualidade Total. Hoje nos demos conta de que precisamos de uma Qualidade Ampla, sustentável, equilibrada nas dimensões Social, Ambiental e Econômica, de forma inequívoca, conduzida por uma Governança impecável e sem ferir os princípios da Ética.”

No quadro acima, fotos das homenagens/reconhecimentos aos acadêmicos que atuaram em projetos especiais da ABQ no último biênio.

Continuando o discurso de posse: “São apenas cinco palavras que, se compreendidas e executadas no âmbito da sua simplicidade, podem fazer a diferença e gerar os resultados que necessitamos. A ABQ precisa ser protagonista desse processo.
Aos Diretores hoje empossados, Caio Becker/Vice-presidente, Haroldo Ribeiro/Diretor de Divulgação, Kleber Nóbrega/Diretor de Estudos e Projetos, Luiz Carlos Nascimento, Diretor Administrativo-Financeiro, e aos Acadêmicos que integram o Conselho Consultivo: Eduardo Guaragna, Ana Maria Malik, Messias Borges, Joaquim Ferreira e Carlos Schauff e o Conselho Fiscal: Silvana Hoffmann, Acácia Ferreira e Vivaldo Russo, dou minhas boas vindas e meus agradecimentos pela disposição em dar suporte nesta jornada que se inicia. “Arrumada a Casa”, durante as competentes gestões passadas, para nos adequarmos à velocidade das transformações de hoje, temos que assumir muitas as tarefas.

Tenho certeza de que teremos o engajamento homogêneo de todos, mesmo sabendo das suas ocupações diversas, pois juntos, com o nosso conhecimento, bagagem e relacionamentos, somos mais fortes.
Estou confiante de que a gestão, que ora se inicia, será pautada pela busca incansável do consenso, usando as nossas competências, priorizando e decidindo, de forma objetiva, os temas principais e urgentes do nosso País, sem nunca, contudo, esmorecer em relação à complexidade dos desafios que já se configuram.
Assim, como já falei, recebo a ABQ das mãos de Guaragna, que demonstrou grande competência, com “determinação e serenidade”, mesmo diante de tantas adversidades, deixando importantíssimos avanços nas nossas pautas.

A você, Guaragna, o meu agradecimento e minha admiração, principalmente por
ter conduzido este processo de forma tão transparente e colaborativa. Vou precisar muito do seu apoio e ajuda. Juntamente com a Diretoria que se despede e com a Diretoria Empossada vamos dar início ao Processo de Transição. Vamos tomar como base o Planejamento Estratégico 2021-2024, atualizado em 18/11/2022, analisar os cenários e revisar os objetivos estratégicos à luz do cenário atual e tendências para o biênio 2023-2024. Esperamos ter esse trabalho concluído até o final deste ano de 2022, para iniciarmos 2023 a todo vapor.
Quero estender, primeiramente “in memoriam” ao meu Padrinho João Mario, a todos os Acadêmicos e Acadêmicas o meu especial agradecimento. O trabalho de cada um de vocês foi e continuará sendo fundamental para a consecução dos nossos objetivos.

E para finalizar a minha fala de hoje, gostaria de deixar uma frase que sempre pautou a minha vida pessoal e profissional, e que escutava sempre do meu Pai – “Um matuto de Caruaru”, como ele mesmo se apresentava: “Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir”.
Muito obrigado pelo apoio, forte abraço e um “Xêro”, à moda pernambucana.
Jairo Martins.

CONVITE ESPECIAL: Visite o nosso site da ABQ em www.abqualidade.org.br e conheça nossos projetos e realizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *