1.900 – Inspirações da trajetória de um Consultor Organizacional

Nosso post de hoje traz dupla participação, ou seja, a do mestre e guru da Qualidade, nosso amigo Claudios Dartagnan e do amigo e colaborador assíduo do nosso Gestão e Resultados, o Professor Luiz Carlos Gianello.

Gianello ao receber o seu exemplar do livro “A Jornada do Consultor” diretamente das mãos do autor, D’Artagnan,  mergulhou nas suas 270 páginas devorando cada capítulo, mergulhando na vivência real  misturando emoções, planos e realidades fantásticas.

Nesta viagem pelo mundo da consultoria, Gianello se deteve em um ponto especial, ou seja, nas bases que dão sustentabilidade para o trabalho eficaz do consultor tendo a obra de D’Artagnan como referência. Veja a seguir a síntese desta caminhada.

O consultor é um profissional/educador itinerante, que atua fortemente ancorado no que podemos denominar de AS SETE BASES, que precisam estar bem definidas, plantadas e claras em sua mente, para que o trabalho de consultoria dê certo:

1 – Um sólido conhecimento teórico-prático, pelo menos em alguma área importante do saber, um conhecimento do qual muitas pessoas e organizações precisam para serem melhores naquilo que se propõem a fazer;

2 – Uma incansável disposição pessoal para aprender mais e mais, e para continuamente ampliar e aprofundar seus saberes pessoais e profissionais;

3 – Um ideal de vida como pano de fundo de seu trabalho – um ideal que possa ser traduzido em palavras, explicado claramente aos outros e pelo qual o consultor acredita poder ajudar a tornar o mundo ao menos um pouco melhor do que o encontrou;

4 – Uma ética profissional irrepreensível, que esteja sempre presente em suas relações com as pessoas, com as organizações e nos negócios em geral – envolvida nas ideias, propostas, preços, prazos, direitos e deveres.

5 – Um grande sentimento de prazer por enfrentar novos desafios, que o leve a desejar ou mesmo a procurar novas situações ainda não vividas e não resolvidas, buscando solucioná-las e aprender com elas.

6 – Grande vigor pessoal e muita disposição para trabalhar; e…

7 – Uma efetiva capacidade de convencimento das pessoas, para que compreendam bem suas ideias, acreditem nelas e embarquem com prazer no processo de aprendê-las

Aproveitamos a oportunidade para criar uma representação gráfica do nosso entendimento em relação às 7 bases que sustentam o sucesso da consultoria – Veja a seguir:

Estes atributos são coisas que nós vamos aprendendo, clarificando e aperfeiçoando com a vivência, pé na estrada e tempo de experiência.

Este texto foi inspirado no  livro: A JORNADA DO CONSULTOR, Autoria de Claudius D`Artagnan Barros. Na contracapa do livro é oferecido pelo autor conteúdo on line gratuito sobre liderança, qualidade, relações com o cliente e empreendedorismo, acessando youtube.com/dartabarros. Vamos lá?

Informação importante

Caso nossos leitores queiram adquirir o livro, favor fazer contato conforme informações a seguir:
Envie solicitação pelo email: [email protected]
Contato: Valeska Bega – Ger. Administrativa.

Estudo e destaques do texto original pelo Prof. Luiz Carlos Gianello. Ilustração, Getúlio A. Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *