1.901 – Reforçando a Liderança Eficaz pelo uso da Metodologia APBS.

Em adição aos vários livros que já foram escritos sobre a capacidade de gerenciar e obter resultados na organização (empresas, serviços públicos e sociais) estaremos neste post sintetizando método e ferramentas que se tornam instrumentos vitais para a gerência focada em resultados.

Considerando que, “A missão do gerente é resolver problemas”, para que esta missão seja cumprida com sucesso nada melhor do que usar método e ferramentas apropriadas.

Vamos ao nosso roteiro da Metodologia de Análise e Solução de Problemas.Nestas duas etapas, 1 e 2, usamos o Brainstorming com a equipe para levantar todos os problemas da área e em seguida a sistematização dos mesmos no Diagrama Ishikawa, também chamado de Espinha de Peixe Causa e Efeito.

Em seguida vamos levantar dados estatísticos para confirmar prioridades de ataque aos problemas através do Gráfico de Pareto onde “poucos são vitais e muitos são triviais”.Selecionado o problema principal vamos estabelecer quais são as causas prováveis e em seguida a apresentação dos dados de comportamento desta variável ao longo do tempo e também análises comparativas conforme fases 3 e 4.

Começamos nas fases 5 e 6 a caminhada em busca das soluções para os problemas selecionados e em seguida a equipe volta a se reunir para o Brainstorming de busca das soluções prováveis.

Fases 7 e 8 – Estamos chegando na reta final aplicando a visão sistêmica do PDCA visando a solução definitiva com a apuração dos dados finais e o treinamento dos envolvidos para o bloqueio e manutenção dos novos níveis de desempenho conquistados.

Verificando agora o antes e o depois da implantação das correções e melhorias no processo e quantificação do ganho obtido: Sucesso! Concluímos a caminhada com a checagem final e padronização dos novos níveis de desempenho demonstrados nas fases 9 e 10.

Chegando ao final da caminhada nas fases 11 e 12. As conclusões finais mostram o sucesso da aplicação da metodologia que por si só já é fator motivacional para a equipe e estímulo para dar continuidade ao processo de Melhoria Contínua – Kaizen, buscando resultados ainda mais desafiadores.

Um comentário em “1.901 – Reforçando a Liderança Eficaz pelo uso da Metodologia APBS.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *