Fev 2020
20
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Fev 2020
20
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Brasil é celeiro de inovação, mas falta profissionais dessas áreas, afinam CEOs

IBM, Nokia, Microsoft e Oracle. Essas foram algumas das “big techs”, grandes empresas de tecnologia, que enviaram seus CEOs ao evento anual do BTG Pactual para discutir os avanços que estão surgindo dos bastidores dessas empresas inovadoras.

A CEO da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino, falou em tecnologia como motor para a retomada econômica: ”O investimento em tecnologia pode agregar 4% ao PIB nos próximos 10 anos e a inteligência artificial é o nosso grande foco de investimento hoje.” detalha Cosentino.

A executiva acrescenta que os ganhos com as novas tecnologias vão muito além do desenvolvimento econômico: “fazendo a adoção massiva da tecnologia podemos sair de um mundo de escassez para um mundo de abundância. Assim podemos resolver problemas sociais, econômicos e ambientais. Estamos preparando novas experiências para médicos e governo, por exemplo. Nosso governo [federal] está investindo excessivamente em serviços digitais, isso gera produtividade.”

Já Rodrigo Galvão, CEO da IBM Brasil, enfatiza a importância do blockchain para gerar mais segurança e eficiência em operações que exigem segurança: “já temos o primeiro caso de registro de imóveis via blockchain: o que antes levava 45 a 60 dias hoje pode ser feito em 30 minutos”.

De outro lado, o CEO da Nokia Brasil, Luiz Tonisi, focou nos avanços que o 5G deve trazer : ” a internet móvel 5G é a plataforma das máquinas, da internet das coisas, e consegue conectar milhares de dispositivos por metro quadrado com uma velocidade absurda, o que gera um grande ganho de eficiência pras empresas.

O executivo da Nokia relata que entre os benefícios, o 5G celera muito a telemedicina (você consegue fazer uma cirurgia conectado a um médico do outro lado do mundo).” É a “nova energia elétrica”.

Tonisi acrescenta que a nova geração de internet móvel impacta diretamente no PIB dos países: “são $1 trilhão de dólares sendo investidos. O 4G foi a tecnologia que permitiu os vídeos, o 5G é a tecnologia que vai permitir conectar as máquinas.”

Os CEOs em geral destacaram que o Brasil é um país com ilhas de inovação muito avançadas — falam do Nubank — e com pujante movimento de startups e inovação. Entretanto, acreditam que precisamos de investimento em gente e educação voltada para tecnologia: temos apenas 350 mil vagas de desenvolvedores em aberto para 13 milhões de desempregados.

Espírito Santo é o único estado a ter retração atividade econômica em 2019

Em 2019, o Índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) fechou com 0,7% de crescimento. O único estado a apresentar uma retração na atividade econômica foi o Espírito Santo, com -1,28%.

Os dois estados que puxaram o avanço foram Amazonas, cuja atividade econômica viu um crescimento de 4,61%, e São Paulo, que cresceu 2,75%. A média do país foi de 0,89%.

Calculado pelo Banco Central (BC), o IBC-Br é utilizado como parâmetro de avaliação do ritmo de crescimento da economia brasileira ao longo dos meses.

O indicador também exerce grande influência sobre as estimativas do mercado financeiro para o Produto Interno Bruto (PIB) e para a Taxa Selic. O indicador do BC acompanha indicadores do desempenho dos três principais setores da economia brasileira: indústria, agropecuária e serviços.

Postado Agora

Henrique Bredda: "não acredito no Banco Inter"

“Acredito que perdemos a valorização do Banco Inter Digital, mas isso ocorreu por um motivo: não vemos o negócio crescendo muito mais do que isso. Quando Amazon e Google chegarem com contas digitais no país, o cenário pode mudar bastante. É um mercado complicado” disse Bredda no CEO Conference. No dia 5 de março, Bredda palestra em Vitória no evento Folha Business.

Postado Agora

Esteves: "reforma tributária é a mais complexa"

No terceiro dia do CEO Conference, André Esteves relatou a dificuldade de chegar ao consenso da reforma Tributária. “Não é 95% da população contra os outros 5%, como foi na reforma da Previdência. A reforma Tributária é uma disputa de todos contra todos: estados importadores versus exportadores, nordeste versus sudeste. Mas o consenso está bem próximo de ser alcançado.”

Postado Agora

HVO é aposta do setor de transporte para reduzir emissão de poluentes

A sigla HVO, que significa Hydrotreated Vegetable Oil se refere a um bicombustível produzido por meio da hidrogenação de óleos vegetais. Jerson Picoli, Presidente do Setpes, explica que o abastecimento com 100% de diesel verde é capaz de quase zerar a emissão de CO2 e baixar de 50% a 90% a emissão de outros gases do efeito estufa (GEE) em todo o ciclo de vida. A expectativa é que o novo diesel se torne acessível a todo o setor de transporte.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas