Dez 2020
6
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2020
6
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Com cenário macroeconômico favorável, 2021 deve ser marcado por escassez de imóveis

Não acredito em previsões, afinal natureza e futuro não mandam recado. Revisando minhas postagens de mídias sociais encontrei uma do dia 20/12/2019 em que eu falei sobre a falta de imóveis para o ano seguinte. Independentemente de ter acertado sobre a falta de imóveis para o ano de 2020 (sendo que errei quando falei sobre queda de preços no início de lockdown), acredito que o que sempre deve estar na mente dos clientes é qual ciclo está acontecendo ou prestes a acontecer.

Para 2021 sigo acreditando pouco em “os cisnes negros que podem acontecer para o ano seguinte”, até́ porque sendo o cisne negro um evento raro, como alguém o pode prever? Vai acontecer tal situação com a política. Besteira. PIB vai ser de tanto. Besteira, lembra do Joesley Day? O mundo vai ficar mais quente em 2021. Besteira. Acabarão as profissões x, y e z. Besteira.

Todavia, com a continuidade da taxa Selic estruturalmente baixa, tendo como consequência o financiamento bancário barato, somada a pouca remuneração de renda fixa para o capital alocado, continuo acreditando num 2021 de escassez de bons imóveis. Vai faltar aquele imóvel perfeito que é em andar alto, vista, duas vagas e sol da manhã. Vai faltar imóvel nos prédios que todo mundo gosta e quer. Vai faltar imóvel nos condomínios que todo mundo sonhou.

O ciclo de baixa, com crise em alta, taxa de juros de dois dígitos, desde 2013 teve quem soube aproveitar o momento e entrou no imóvel dos sonhos ao longo da crise. De outro lado, teve quem quis esperar que o preço caísse ainda mais, deixando de levar em conta o valor que pode ser apurado ao observar os fatores intrínsecos que acompanham o imóvel desde sempre e para sempre. Teve gente que só́ pesquisou e juntou grana: esses ainda estão em tempo de realizar boas compras antes da janela de compra se fechar.

E afinal, quais os passos para adquirir um imóvel em 2021?

Se é a sua 1ª compra ou a realização dos sonhos comprando casa ou apartamento grandes, escolha o que você se apega e o que vai abrir mão. Isso é primordial para delimitar localização, tamanho, padrão, vizinhança etc. Se durante sua busca passar alguma informação real e confirmada de algo que, pelo seu ponto de vista, é algo ideal, bom ou até perfeito, não perca tempo: informe ao profissional que o acompanha que você tem interesse. Realize uma proposta formal e faça bons negócios.

A dúvida entre imóveis novos e antigos sempre vai perseguir o comprador de imóveis. Obedeça a seu estilo e encare uma reforma se realmente apreciar. Caso contrário, pague um prêmio no valor do metro quadrado e adquira algo novo. Nesse cenário de economia em disfunção entre demanda, produção e entrega, lembre-se de ter paciência caso a escolha for reformar ou montar um apartamento novo. Imóveis sendo vendidos do tipo “porteira fechada” podem resolver a situação de mudança e uso imediato do imóvel. Nesses casos, a relação custo-benefício tende a ser alta se o estado do imóvel se casar com gosto de quem o compra. Fuja de compra alavancada de imóveis na planta. Não adianta pagar pouco durante a obra e chegar com uma bola de neve para pagar nas chaves. Isso não é investimento.

Tem liquidez para pagamento à vista? Seu dinheiro já valeu mais no mercado. Se antes o pagamento à vista era a exceção, hoje uma gama de compradores está sacando valores aplicados em renda fixa e poupança para adquirir a casa própria. Por outro lado, a possibilidade de financiamentos com taxas atrativas coloca uma quantidade grande de compradores brigando no páreo com seu pagamento à vista.

Imóvel é para investimento? Você precisa encontrar uma relação em que o imóvel entregue muito valor com preço descontado. Assim terá margem para rentabilizar com aluguel ou revenda pelo preço cheio. Casas de praia ou montanha dão trabalho, mas muito conforto e momentos de lazer. Se esse for o plano, vá em frente.

Bom, essas foram algumas reflexões nessa reta final de ano que quis compartilhar com vocês. Convido a todos para seguirem meu perfil no Instagram @stanger.luiz e interagir com conteúdo diário que produzo por lá. Dicas, críticas, perguntas e sugestões serão muito bem-vindas.

Postado Agora

Bahia: destino paradisíaco entra no radar

A coluna de hoje foi escrita diretamente de Trancoso, Bahia. Esse nosso Brasil é incrível e a 500 quilômetros da capital Vitória você tem um turismo de alta com experiências paradisíacas. O motivo da viagem foi profissional com objetivo de mapeamento das regiões de Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva. Terrenos, casas prontas em condomínio e empreendimentos em desenvolvimento estiveram no meu radar.

Postado Agora

Capixabas buscam sossego e investimento na Bahia

Na agenda, além de rodar muito, tive a oportunidade de atender clientes interessados em ter seu canto para sossego e lazer no Sul da Bahia. Além disso, pode ser um excelente investimento para se ter retorno com ocupação do imóvel ao longo do ano.

Postado Agora

Por Luiz Henrique Stanger

Aos domingos, a coluna Mundo Business é de autoria do consultor imobiliário Luiz Henrique Stanger. O objetivo é abordar as principais tendências do setor e pautar os principais lançamentos no Espírito Santo

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas