Jan 2021
26
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jan 2021
26
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Ciclo de formação busca formar a nova geração de líderes empresariais

Ao longo de uma década de atuação, o Instituto Líderes do Amanhã já formou mais de 60 jovens lideranças empresariais em seu ciclo de três anos e atualmente possui mais de 90 associados em formação. O ciclo de formação de três anos do ILA é reconhecido por equivaler a um MBA, mesmo sem ter vínculo com o sistema formal de educação.

Por meio de palestras, estudos de livro e júris simulados, os associados estudam e debatem temas relevantes. O ciclo de formação é orientado a partir dos valores do Instituto: ​Liberdade, Responsabilidade Individual, Propriedade Privada, Estado de Direito e Economia de Mercado​.

Outro destaque da atuação do Instituto Líderes do Amanhã é a realização do Fórum Liberdade e Democracia, que traz anualmente a Vitória os principais nomes da política, economia e empreendedorismo do Brasil e do Mundo.

O Day One do Líderes, realizado ontem, teve como objetivo mostrar aos associados a importância do ciclo de formação. A criação do termo ‘day one’ é associada a Jeff Bezos, fundador da Amazon, e reflete um mindset de tratar todos os dias de um projeto como se fosse o primeiro. Em outras palavras, carregar de forma permanente uma mentalidade de otimismo, melhora e perseverança.

Na ocasião, a diretoria do ILA de 2021 também foi empossada. Márcio Zaganelli é o novo presidente executivo; Lucas Mendonça é o diretor institucional; Caio Ferolla foi nomeado diretor de formação; Rachel Carminati, diretora de projetos; e Cássio Carreira, diretor administrativo e financeiro.

Para a abertura dos trabalhos de 2021, o ILA trouxe a Vitória o Presidente da Azul Linhas Aéreas John Rodgerson. Enquanto CFO da Azul, Rodgerson foi responsável por captar mais de 1 bilhão de dólares e liderar o processo de IPO (abertura de capital) da companhia na bolsa de valores de São Paulo e Nova York. O painel com Rodgerson foi mediado por Luiz Henrique Stanger, corretor e colunista de Mundo Business.

Márcio Zaganelli, presidente da Diretoria Executiva na gestão 2021, proferiu um discurso de abertura aos presentes e falou sobre o propósito do evento. “Realizamos o Day One porque compreendemos que todos os anos precisamos nos reinventar, nos despirmos da premissa de que já implementamos todas as melhorias necessárias e buscarmos cada vez mais nos aproximar da nossa visão: ​ser a referência brasileira na formação de lideranças empresariais”

Ele destacou que os associados e parceiros do Instituto empenham tempo e recursos com o propósito de viver em um país mais próspero. “Compreendo na essência, que construir a realidade que quero viver, ​cabe a mim, cabe a cada um de nós como indivíduos e lideranças empresariais. E o Líderes do Amanhã nos ensina a internalizar isso até que se torne parte de nós”

Zaganelli ainda contou que o papel do ciclo de formação do Líderes prepara os associados a encarar a realidade de outra forma. “O ciclo de formação nos prepara para encarar a realidade e entender que há respostas corretas para as situações, por mais difíceis que elas sejam; que lideranças não discutem culpa, mas sim responsabilidade; e que não há liberdade sem responsabilidade. Invista seu tempo e em alguns anos você irá olhar para trás e conectar os pontos. ​Verá como passou a ver o mundo por outras lentes​”.

Palavra do Especialista

A urgência da reforma tributária para destravar o crescimento no Brasil

Economia e saúde andam juntas, e tão importante quanto a vacinação em massa para superar os efeitos da pandemia, são as reformas que atualmente tramitam no Congresso.

O atual Sistema Tributário Nacional tem sido responsável por reprimir a competitividade especialmente da indústria brasileira e, consequentemente, desencadear um processo de desindustrialização do país.

Para reverter esse cenário e destravar o horizonte de investimentos, torna-se indispensável a aprovação de uma reforma tributária que insira regras homogêneas entre os Estados e promova a extinção de benefícios fiscais ineficientes nas políticas de desenvolvimento regional.

Com esse intuito, a PEC 45 segue a passos lentos na Câmara, e o seu andamento será capaz de estimular o crescimento econômico do país e favorecer não só a indústria, como todos os demais setores.

Grande parte do país e do mercado acredita que em 2021 ainda seja possível destravar o andamento das reformas e contar com a pauta reformista do Congresso Nacional e o pleno apoio do Executivo, em especial por conta do apelo dos empresários para a criação de um ambiente mais favorável para o setor produtivo. Resta saber se a vontade política será afetada pelo mesmo senso de urgência.

*por Pedro Dias

Postado Agora

Gigante da tecnologia tem unidade de destaque no ES

A TOTVS (na bolsa, TOTS3), é conhecida como a maior empresa de tecnologia do Brasil, e sua unidade do Espirito Santo acaba de ser eleita como a melhor unidade do Brasil no ano de 2020.

Postado Agora

Investimentos da TOTVS

Nos últimos cinco anos a empresa fez investimentos de R$ 1.7 bilhão em pesquisa e desenvolvimento para atender as exigências dos mais de 40 mil clientes entre micro, pequenas, médias e grandes – de norte a sul do Brasil

Postado Agora

Superação

Para O CEO da TOTVS no Espírito Santo, Eduardo Couto, em um ano tão adverso e desafiador, os totvers da unidade se superaram.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas