Mar 2021
7
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Mar 2021
7
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Conteúdo local construído no dia a dia do mercado imobiliário

Considero que o convite, recebido em 2020 para escrever sobre o mercado imobiliário aos domingos na Coluna Mundo Business tenha sido um grande marco na minha carreira, pois realizei contribuições de conteúdo e informação no mercado imobiliário local. Fiquei imensamente satisfeito em compartilhar com vocês algumas de minhas reflexões, ideias, acontecimentos e tudo aquilo que vejo e participo ativamente no mercado imobiliário do ES e do Brasil.

Ingressei no mercado imobiliário em 2008, justamente pelas portas do projeto Sistema Imobiliário, que uniu empresários e donos de imobiliárias com operações relevantes para montar uma empresa que tivesse uma equipe focada em lançamentos Depois de treinar produto e atendimento, de terno e gravata, comecei a dar plantões em stands de vendas. Com a chegada das empresas listadas na bolsa de valores no Espírito Santo em parceria com algumas empresas locais, a quantidade de lançamentos teve números impactantes. Tempos em que construtor e cliente final tinham taxas atrativas para tomada de dívida mediante financiamento, seja para obra, seja para pagar a parcela de chaves.

De 2008 até hoje, passei por algumas imobiliárias e aprendi muito. Trabalhei em imobiliárias com mais de 30 anos de mercado, imobiliárias que tinham sido recém fundadas, imobiliárias com gestão familiar, algumas com gestão arrojada e outras com um formato mais analógico e centralizado num dono. Fico feliz por manter, ao longo desses anos, ótimo relacionamento com todos esses empresários e com muitos de seus corretores e gerentes.

Já faz algum tempo que tenho tido excelentes conversas com gente que está no mercado há décadas e também com aqueles que entraram por agora. Tive a oportunidade de participar de diversos eventos voltados para o mercado imobiliário como espectador e também como palestrante, onde conheci pessoas incríveis espalhadas pelo Brasil. Boas conexões foram formadas em São Paulo e atualmente no Sul da Bahia. Sempre saio desses encontros e imersões no mercado local com um aprendizado novo.

O ciclo do mercado imobiliário é longo. A concepção de um projeto e a entrega do empreendimento podem levar de 3 a 5 anos. No caso de projetos qualificados como de desenvolvimento, como é o caso de loteamentos, condomínios horizontais, polos industriais, logísticos e de turismo, podem levar de 10 a 20 anos para darem retorno. Aprendi sobre esses ciclos na prática através das vendas para diversos clientes e suas famílias, seja entre a assinatura do contrato de um imóvel na planta e sua entrega, seja na aquisição de um imóvel com excelentes valores intrínsecos por um preço de oportunidade resultando, com o passar do tempo, na colheita de uma revenda com ganho expressivo por motivo de real valorização.

Foi tratando as vendas de maneira técnica nos quesitos precificação e documentação que construí um diferencial perante o mercado. Navego pelo oceano azul do mercado imobiliário estudando e observando a macroeconomia para ler os ciclos, entendendo de pessoas com seus gostos e sonhos e olhando para os imóveis sempre com a relação valor e preço como guia para a microrregião em que se encontra inserido.

Mercado financeiro, mercado imobiliário e setor agro serão enfoques das novas colunas do Folha Business

Trouxe na coluna de hoje um pouco do relato de minha trajetória, que acredito estar só no começo. Ainda tenho muitos clientes para atender, muitos imóveis para visitar e vender e um bocado de aprendizado pelo caminho. Diante da nova coluna diária Mundo Imobiliário, meu novo e grande desafio, quero deixar os canais de comunicação abertos para críticas, parcerias, perguntas e sugestões de pautas. Você pode me escrever pelo Instagram @stanger.luiz ou enviar um email.

O projeto Folha Business também contará com as colunas AgroBusiness, com a técnica em agronegócio Stefany Sampaio; Data Business por Luan Sperandio, com análises políticas e econômicas; Mercado Diário com reports diários sobre o mercado financeiro, com Vinícius Torres; e a coluna Finanças de A a Z com a banker Ana Porto.

Postado Agora

Quinto Andar no ES

Recentemente o Quinto Andar fez proposta de aquisição de uma grande operação de uma imobiliária da capital. A informação vem ao encontro do recrutamento através de mídias sociais que o Quinto Andar tem feito e demonstra que a antes startup ‘’na nuvem’’ pode buscar parcerias locais reais para ser sua cara.

Postado Agora

MIVITA

Com um empreendimento em fase de entrega em Jardim da Penha, a MIVITA parte para o segundo lançamento no bairro com 60% do prédio vendido. Na sequência, bairros como Praia do Canto e Jardim Camburi estão nos planos.

Postado Agora

Nova geração

A MIVITA é o que podemos chamar de nova geração da construção civil. Empresários com alta capacidade de entrega e vontade de realizar projetos únicos tendo o cliente como foco total.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas