Dez 2021
31
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2021
31
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Porto em Aracruz começa a receber rochas ornamentais

Para fortalecer a exportação de rochas ornamentais, o Portocel, terminal portuário localizado em Barra do Riacho (Aracruz/ES), finalizou no início de dezembro a montagem de duas empilhadeiras para movimentação de rochas ornamentais.  As máquinas, importadas da China, são especializadas na movimentação de rochas e já entraram em ação: os primeiros blocos chegaram na quinta-feira (2/12) ao pátio de estocagem do Terminal. Cada empilhadeira tem capacidade para movimentar rochas de até 40 toneladas.

Principal comprador de rochas capixabas são os EUA

O Espírito Santo registrou alta, até novembro, em relação ao mesmo período do ano passado, de 37,13% em valor, superando o número nacional, 36,20%. De janeiro a novembro, o setor de rochas nacional acumulou faturamento de 1,22 bilhão de dólares com a exportação de 2.213 mil toneladas.

  • VALOR EXPORTADO PELO ESPÍRITO SANTO ENTRE JANEIRO E NOVEMBRO DE 2021: US$ 1,01 bilhão
  • VALOR EXPORTADO NACIONALMENTE EM 2020: US$ 987 milhões

Minas Gerais e Ceará seguem o Espírito Santo no ranking de maiores exportadores. Minas atingiu faturamento de 121,4 milhões de dólares e alta de 14,7%, enquanto o Ceará acumulou um total de 36,1 milhões de dólares, registrando crescimento de 55%.

Apesar de figurarem no top três há vários meses, os três estados possuem características distintas, a exemplo dos principais mercados consumidores. Para se ter uma ideia, analisando apenas as exportações em novembro deste ano, o Espírito Santo enviou materiais essencialmente para Estados Unidos (69,1%) e China (8,6%); Minas Gerais exportou, prioritariamente, para China (34,7%) e Estados Unidos (19,4%); enquanto o Ceará escoou sua produção para Estados Unidos (61,4%) e Itália (33,1%).

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas