Dez 2023
28
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2023
28
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Mercado de etanol em baixa favorece produção de açúcar no norte do estado

Durante a safra de abril a dezembro de 2023, a Alcon processou 1,8 milhão de toneladas de cana, das quais 70% foram destinadas à produção de açúcar, superando a marca de 1,7 milhão de toneladas da safra anterior.

Em um ano desfavorável para a produção de etanol, a Alcon aumentou a produção de açúcar em 20% em 2023, passando de 150 mil toneladas para aproximadamente 180 mil toneladas. Essa quantidade é suficiente para produzir 90 milhões de sacos de 2kg de açúcar.

Hoje, 60% do principal insumo da Alcon vem de fazendas próprias, que somam 36 mil hectares no Espírito Santo. Os outros 40% vêm de produtores do norte do estado.

A produção de álcool foi reduzida devido à falta de atratividade nos preços. A empresa chegou a ter produção de 70% de álcool quando os preços eram mais atrativos.

Atualmente, a demanda pelo açúcar no mercado interno é crescente e nos próximos anos tem planos de expansão no mercado internacional. “Para o ano que vem queremos exportar, uma vez que o mercado interno já está sendo atendido”, disse Nerzy Dalla Bernardina Junior, diretor-superintendente da Alcon.

Já em fase de preparação para a próxima safra, Nerzy explica que a estiagem tem preocupado, assim como acontece em outros cultivos. As expectativas para o próximo ano indicam uma possível redução de 20% a 30%, o que pode resultar em escassez e aumento de preços.

“Nós enfrentamos a possibilidade de escassez e aumento de preços, assim como observado em diversas outras produções. Precisamos de mais investimentos em barragens nos rios, que são essenciais para permitir a irrigação. Embora tenhamos uma estrutura de irrigação, a ausência de água está impactando negativamente o emprego na região, comprometendo a renda, prejudicando a geração de novos empregos e freando investimentos. Atualmente, nossas atividades de plantio estão interrompidas, o que certamente resultará em impactos até safra de 2025″, esclareceu Nerzy Dalla Bernardina Junior, diretor-superintendente da Alcon.

A Alcon é a maior empregadora de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, com dois mil funcionários diretos e indiretos e fechou 2022 com um faturamento de R$ 517 milhões.

Com esses novos investimentos e ampliações, a expectativa é fechar o ano com crescimento de 30% do faturamento. Segundo a Findes, em 2022 a Alcon figurava entre as 40 maiores empresas e indústrias do estado, além de ser uma das mais lucrativas.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas