Mar 2024
30
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Mar 2024
30
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Novo presidente da ASES quer diversificar perfil dos associados

Fabio Junger, CEO do Grupo Emec, tomou posse como presidente da Ases em dezembro de 2023. Desde então, a diretoria tem trabalhado na elaboração do plano estratégico que guiará todas as decisões nos próximos dois anos.

“Nos primeiros meses após nossa posse, dedicamos esforços à formatação e criação do planejamento estratégico que norteará nossa gestão. O nosso principal desafio é transformar a Ases em uma entidade auto sustentável, permitindo-nos concentrar nossos esforços e tempo não apenas na sua manutenção, mas prioritariamente em ações planejadas que promovam o desenvolvimento sustentável e competitivo de nossos associados”, destacou Junger.

Em outubro de 2023, a Associação dos Empresários da Serra inaugurou um hub de inovação sediado dentro da nova sede na Casa do Empresário, em conjunto com a rede empresarial Espírito Santo em Ação. O espaço, situado em um terreno de 5 mil metros quadrados em Jardim Laranjeiras, recebeu um investimento inicial de R$ 1 milhão.

Até o final de 2025, faz parte do planejamento aumentar o número de associados para 600, além de diversificar o perfil. Atualmente, participam da associação empresas de setores como metalurgia, siderurgia até serviços e indústrias de transformação. Para o biênio, está sendo feito um trabalho para aprimorar a representatividade, incluindo projetos de acordo com o porte e o setor de cada empresa, desde grandes empresas como ArcelorMittal, Vale, Viminas e Biancogres até as médias e micro e pequenas empresas.

Também serão realizados investimentos na expansão das atividades empresariais na Casa do Empresário, disponibilizando cursos de capacitação para colaboradores das empresas associadas e para os empresários, além de palestras e criação de um espaço cultural. “Nosso objetivo é auxiliar as empresas tradicionais a se adaptarem e inovarem, evitando que fiquem para trás em um cenário empreendedor cada vez mais dinâmico”, complementou Junger.

Nos últimos mandatos municipais, a Ases foi peça-chave no planejamento estratégico do município. Uma das colaborações foi na revisão das leis relacionadas à fiscalização municipal em situações referentes às empresas instaladas nos municípios. Além de conquistas como a revisão da cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na transferência de ativos imobilizados das empresas.

Agora, a associação assumiu a coordenação, em parceria com a Findes, do planejamento estratégico para os próximos anos para o município da Serra. Esse plano, que abrange o período de 2024 a 2040, será um guia para os governantes futuros em áreas como infraestrutura, segurança e licenciamento ambiental.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas