É BOM SABER

Tomate: É gostoso e faz bem

O tomate, que com freqüência está presente na mesa dos brasileiros, é uma grande fonte de nutrientes e substâncias que combatem doenças. É considerado um aliado à vitalidade do corpo. O alimento é rico em licopeno e tem poucas calorias (em uma unidade de 100g há 20Kcal). É uma grande fonte das vitaminas A, B e C, e em sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio.
O licopeno, encontrado em maior quantidade nos tomates mais vermelhos, é uma substância antioxidante que quando absorvida pelo organismo ajuda a impedir e reparar os danos às células que atuam no combate ao câncer e ao envelhecimento. Isso acontece devido a formação de uma camada protetora nas células. Principais ações:
– neutraliza os radicais livres, moléculas livres altamente instáveis, exercendo um efeito preventivo contra o câncer;
– diminui significativamente a incidência de tumores mamários e câncer de próstata;
– protege o sistema cardiovascular e é associado à redução de tumores do trato digestivo.
Para os que gostam de suco de tomate, ele contém outros componentes benéficos como o folato, fibras alimentares e o betacaroteno, que funciona como um carotenóide pró-vitamina A. Isso significa que ele é convertido em vitamina A somente quando o organismo precisa.
Não há duvidas de que o tomate só tende a trazer benefícios. Na hora de consumir escolha a melhor forma: seja bebendo, na salada ou no macarrão, só fará bem a sua saúde!

Um comentário em “É BOM SABER”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *