É BOM SABER

As festas de final de ano podem ser a oportunidade para incluir novos alimentos na rotina. Nem todas as comidas típicas da data devem ser evitadas ao longo do ano. Abaixo listamos alguns alimentos com seus respectivos benefícios. Vale a pena conferir e diversificar a alimentação durante 2012!

Lentilha
Do grupo das leguminosas, o mesmo do feijão, a lentilha permite uma variedade de preparações. Fica bem em saladas, sopas e juntamente com arroz. Fornece fibras, que contribuem para a saúde e funcionamento intestinal. Além disso, contém vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e outros minerais.

Peixes
O consumo do bacalhau nessa época é muito divulgado, porém também podemos apostar em outras opções, com custo mais acessível e de rápido preparo. Em geral, os peixes são boas fontes de aminoácidos essenciais, ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais. Invista em opções assadas ou grelhadas.

Romã
Com sabor característico e agradável aparência essa fruta pode ser consumida ao natural e também pode ser utilizada para preparar molhos para saladas, geléias, sucos e vinho. As antocianinas são responsáveis pela cor da fruta e contribuem juntamente com ácidos para prevenir certos tipos de tumores, como vem sendo investigado em estudos científicos.

Uvas
Possuem a substância resveratrol, que auxilia na redução do colesterol e possui efeito antioxidante. A grande diversidade de variedades permite agradar todos os gostos. Uma boa sugestão é utilizá-las em saladas.

Frutas secas e castanhas
São ótimas opções para lanches entre as refeições principais, a quantidade de consumo deve ser moderada. Geralmente são boas fontes de fibras, minerais e gorduras benéficas para o organismo.

Um comentário em “É BOM SABER”

  1. Gosto muito de lentilhas, é muito bom. aproveito para deixar uma mensagem aos criadores do blog Espaço Gourmet e toda sua equipe.

    Que as realizações alcançadas este ano,
    sejam apenas sementes plantadas,
    que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro.

    Que nunca te falte um sonho pelo que lutar,
    um projeto para realizar,
    algo que aprender,
    um lugar onde ir e
    alguém a quem amar…
    Feliz Ano Novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *