CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NA PRAIA


Janeiro, mês de férias e sol. E como não podia ser diferente, essa combinação pede praia. Porém alguns cuidados, principalmente com a alimentação, devem ser levados em conta para que esse momento de lazer não se torne um tormento.

Segundo a nutricionista Samira Ribeiro, Um simples lanche comprado na praia pode se transformar numa infecção gástrica, por exemplo. Para a especialista os principais cuidados na compra de alimentos na praia devem ser baseados em critérios de seleção, pois a alta temperatura cria condições favoráveis ao desenvolvimento e multiplicação de bactérias e outros microorganismos. Ela explica que não é fácil fazer uma seleção detalhada de alimentos vendidos habitualmente na praia, principalmente pelo não cumprimento de temperaturas exigidas e por não conhecermos a procedência dos mesmos.

Porém alguns cuidados podem ajudar na hora de fazer a melhor escolha:

– Observar as condições higiênicas das barracas e estabelecimentos de venda, como os utensílios: pratos, copos, talheres e até mesmo os garçons.

– A higiene dos vendedores ambulantes (traje, mãos e utensílios) além do acondicionamento dos alimentos. Se for um alimento que exija uma temperatura de refrigeração, este não pode ficar exposto a temperatura ambiente, além da exposição ao sol e ao ar livre.

– Preferir os alimentos mais secos, menos úmidos, como castanhas, amendoins torrados, pois um alimento com grande quantidade de água se contamina mais rapidamente do que outro com baixo conteúdo de água. Ou alimentos que já venham com proteção a exemplo da água de coco, ou sorvetes/picolés de frutas.

– Evitar alimentos que deveriam estar acondicionados em refrigeração e ficam expostos ao Sol, a poeira e a temperatura ambiente como o caso de queijos (mesmo que seja assado no momento da compra), saladas de frutas, saladas de legumes, amendoins cozidos. Os alimentos cozidos também como os vatapás, caruru, camarão são meios propícios ao desenvolvimento de microorganismos, pois após o processo de cozimento, ficam sob tabuleiros e não permanecem em temperatura adequada.

Com as crianças à atenção deve ser redobrada. A nutricionista aconselha os pais que prefiram levar  lanches de casa, pois o organismo das crianças apresentam mais sensibilidade para intoxicação/toxinose alimentar. “Frutas (maçã, banana, tangerina, goiaba, uva dentre outras), barra de cereal, sucos em garrafinhas térmicas, são boas escolhas” indicou Samira.

2 Respostas para “CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NA PRAIA

  1. ÓTIMAS DICAS, PRINCIPALMETE P QUEM VAI C CRIANÇA A PRAIA!!!
    NECESSÁRIO, INDISPENSÁVEL SEGUIR A RISCA!
    FELIZ 2012 A TODOS!!!!!
    +52 SEMANAS QUE PROMETEM SER DE AGRADÁVEIS PERDIÇÕES
    GASTRONOMICAS POR AKI!!! O BLOG ESTÁ DEMAIS, AMUUUUUUU!!!

    **ESPERO SER A CONTEMPLADA POIS MEU NIVER QUE É 04/01!!!PRESENTÃO ALMOÇO NA “”DOMUS ITALICA”” ATRAVÉS DO ESPAÇO GOURMET!!! HUMMMMMMMMM, QUERO MUITO!!

  2. MUITO LEGAL AS DICAS DA SAMIRA , ELA É MINHA VIZINHA, ESTUDEI COM A IRMÃ DELA. É MUITO IMPORTANTE ESSAS DICAS PARA QUEM GOSTA DE COMER “GULOSEIMAS” NA PRAIA QUE NEM EU, QUE TÁ DE FÉRIAS AINDA…É SEMPRE BOM FICAR ATENTO A ALIMENTAÇÃO POIS NO VERÃO COM AQUELE SOL RADIANTE É SEMPRE BOM FICARMOS ATENTOS A HIDRATAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *