DICAS ALIMENTARES PARA HIPERTENSOS

No Fala ES de ontem, terça-feira (08), nós falamos sobre os cuidados que os hipertensos devem ter, principalmente, com a alimentação. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), apenas 13% das pessoas que sofrem com a patologia conseguem reduzir o consumo de sal.

Um dos nossos entrevistados foi a nutricionista Jéssica Sabadine Lucas. Ela preparou um texto com mais dicas alimentares para os hipertensos. Abaixo você confere as dicas da nutricionista, e em seguida pode rever a entrevista no Fala ES.

Cuidados Nutricionais na hipertensão

Primeiramente é necessário restringir a quantidade de sal ao preparar os alimentos. O sal, que é cloreto de sódio, é composto de 40% de cloro e 60% de sódio. É o sódio responsável pelo aumento da pressão sanguínea.

A organização mundial da saúde orienta que o consumo de sal não exceda 6g de sal por dia, equivalente a 1 colher de chá, sendo que nessa quantidade de sal, contém 2,4g de sódio e esse é o limite para indivíduos adultos.

Retirar o saleiro da mesa é uma importante dica, já que as pessoas tendem a colocar mais sal quando a comida já está pronta do que quando temperam na hora do cozimento.

Uma alternativa ao sal de cozinha é trocar pelo sal light. Ele contém 50% a menos de sódio que o sal comum, sendo que essa percentagem a menos é substituída pelo potássio. O potássio é um elemento com efeito vasodilatador, ajudando no controle da pressão sanguínea.

Outros substitutos ao sal são os temperos naturais como o alho, cebola, ervas como orégano e manjericão, que além de serem saborosos, possuem compostos sulforosos que também auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos.

Além da substituição e a diminuição do sal de cozinha, é necessária uma atenção especial a determinados alimentos que possuem grande quantidade de sódio em sua composição. Alimentos processados como hambúrguer, nuggets e congelados são ricos em estabilizantes, conservantes e realçantes de sabor (glutamato monossódico), e estas substâncias possuem grande teor de sódio e devem ser evitadas, principalmente pelos hipertensos.

Alimentos industrializados em geral, como sopas de saquinhos, enlatados, temperos prontos, caldo de carne, maionese, molho shoyo, molho de salada, também possuem grande quantidade de sódio.
Os embutidos e defumados como presunto, mortadela, salsicha, lingüiças, salames também possuem grande quantidade de nitratos e nitritos de sódio (conservantes), que além de aumentarem a pressão, aumentam o risco de surgimento de vários tipos de câncer.

Não são apenas os alimentos salgados que possuem sódio, alguns alimentos com sabor adocicado também as possuem. Refrigerantes e produtos Light e Diet também devem ser consumidos com moderação, já que alguns possuem adoçantes ricos em sódio, como ciclamato de sódio e sacarina sódica, havendo a necessidade de substituir essa opção de adoçante pelo adoçante a base de sucralose ou estévia.

As bebidas alcoólicas e bebidas energéticas também devem ser evitadas, já que possuem substâncias estimulantes que elevam a pressão sanguínea.

Alguns alimentos ricos em potássio, cálcio, vitamina C e magnésio ajudam a regular a pressão (brócolis, couve, banana e outros vegetais).

Estudos mostraram que o consumo de determinadas frutas e verduras, principalmente as de cores vermelha e roxa (açaí, uva, morango, framboesa, mirtilo, etc.) conseguiam diminuir a pressão arterial de alguns indivíduos, e isso ocorre devido à presença de flavonóides, que são substâncias antioxidantes, que também auxiliam no controle da pressão sanguínea.

Além dessas orientações, a pratica de atividade física com orientação médica e o controle do peso corporal são de extrema importância, já que o sedentarismo e a obesidade são fatores de risco para o aumento da pressão. Uma alimentação balanceada, ricas em fibras, frutas e verduras, com adequada quantidade de gordura é essencial para o controle e prevenção não só para a hipertensão como para diversas outras doenças.

[VIDEO]11175,center[/VIDEO]

2 Respostas para “DICAS ALIMENTARES PARA HIPERTENSOS

  1. Acompanhei a entrevista ontem e fiquei muito satisfeito com as informações.
    Gostaria que falassem mais sobre os adoçantes e alimentos diets (já que a nutricionista citou como alguns prejudicionais para hipertensos). Seria interessante expor esse tipo de questão.
    Grato,
    Joao Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *