CUIDADOS NUTRICIONAIS NA GESTAÇÃO


A alimentação da gestante deve ser balanceada, em quantidade adequada em proteínas, carboidratos e gorduras, rica em frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e peixes. Sendo que alguns alimentos há a necessidade de uma atenção maior, porque pode haver necessidade de suplementação.

Não é necessário comer por dois. O excesso de peso também pode prejudicar o desenvolvimento do bebê e colocar em risco a saúde da mãe, podendo ocasionar doenças como a pré-eclampsia, eclampsia e diabetes gestacional. O ganho de peso durante a gravidez deve ser gradual, devendo atingir de 9 a 12kg, no tempo total da gravidez. Isso corresponde um adicional de 300 calorias na alimentação diária, a partir do 2º semestre (gestantes de baixo peso ou obesas possuem recomendações nutricionais diferentes).

Alguns cuidados com a alimentação são fundamentais, como aumentar o consumo de fibras na alimentação para a regularização da glicemia e da função intestinal, já que nessa fase a tendência é que o intestino fique mais preguiçoso. Substituir os alimentos como arroz, pães e massas pelos integrais é uma boa opção.

Um dos minerais mais importantes para essa fase é o cálcio, já que ele participa na formação óssea e dentária do bebê. Alimentos ricos em cálcio são: Leite e derivados, vegetais verdes-escuros (como couve, agrião, brócolis e rúcula) sardinha em lata e gergelim. A sua ingestão deve ser aumentada, já as necessidades diárias de cálcio para as gestantes é de 1000mg, equivalentes a 2 copos de leite, mais 1 fatia de queijo, mais um copo de iogurte natural.

Alimentos ricos em vitamina B12 também são importantes, já que essa vitamina atua na produção sanguínea e de células novas . Está presente nos alimentos de origem animal – peixes, carnes, leites, ovos. Outro mineral importantíssimo é o ácido fólico (ou folato), pois esse componente desempenha papel fundamental na formação do tubo neural do bebê. Está presente no fígado, feijões, vegetais de folhas verde-escuras.

Não menos importante é o ferro, que é necessário para a produção de hemoglobina. Talvez seja necessária a suplementação medicamentosa, caso a gestante esteja com reservas baixas de ferro. As fontes são: Aves, peixes, carnes, principalmente o fígado, além de leguminosas, como feijões e lentilha e folhas verde-escuras.

Além dos alimentos a serem priorizados, devemos nos atentar também aos alimentos a serem evitados. Fique longe de frituras, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. Evite também bebidas cafeinadas (como refrigerantes, chá preto e café). A cafeína aumenta a sensação de queimação no estômago e aumenta a secreção de cálcio.

Evitar mariscos e carnes cruas, já que o risco de intoxicação é muito grande, devendo evitar nesse período. Evite também o excesso de sal, assim como alimentos industrializados (como as sopas de saquinhos, enlatados e embutidos), pois além de piorar a retenção hídrica (comum nesse período), aumenta o risco de pré-eclampsia e eclampsia.

Também é importante evitar adoçantes que contenham Sacarina e Ciclamato de sódio e também os que contenham fenilalanina, como o aspartame. Substituindo esses pela sucralose ou estévia.

E para evitar e minimizar alguns distúrbios decorrentes da gravidez, como náuseas, tonturas, vômitos e azia, é fundamental ter uma alimentação fracionada, ou seja, realizar várias refeições ao dia, em pequenas quantidades, evitando ficar muito tempo sem comer e evitar também ingerir grande quantidade de líquidos durantes as refeições.

Jéssica Sabadine Lucas – Nutricionista Clínica e Personal Diet
Contato: (27)3071-0123 e 8158-5101 * Email: [email protected] * Fan Page: https://www.facebook.com/NutricionistaJessicaLucas

2 Respostas para “CUIDADOS NUTRICIONAIS NA GESTAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *