COMO GUARDAR OS ALIMENTOS NA GELADEIRA

Você costuma deixar os alimentos na geladeira de qualquer jeito? Saiba que organizando a geladeira de forma incorreta pode acarretar na diminuição do tempo de conservação e até mesmo aumentando o risco de contaminação desses alimentos.

Primeiramente é necessário observar o prazo de validade e de conversação dos alimentos, principalmente após abertos, pois nem sempre os sinais de que o alimento está estragado, são visíveis, o que pode causar uma grave intoxicação.

Na parte superior – Primeira prateleira – É onde a temperatura é mais baixa e possui maior poder de conservação. Espaço destinado para os alimentos com alta perecibilidade: Leites, lacticínios em geral, frios, e os ovos.

Lembrando que os frios fatiados devem ser sempre acomodados em recipientes próprios e respeitando sempre o prazo de validade.

Na segunda prateleira: Alimentos como sobremesas, que devem ser protegidas com plástico filme, marmitas e carnes em processo de descongelamento. Permanência de até 48 horas.

Nas prateleiras inferiores podem ficar produtos ou alimentos que necessitam de menos conservação e alimentos que serão consumidos rapidamente, como as frutas maduras.

Já nas gavetas: Frutas, verduras e legumes, lembrando que antes de serem armazenadas, devem ser corretamente higienizadas com solução de hipoclorito, depois secas com papel toalha e depois guardadas no plástico transparente.

Nunca guarde utensílios, colheres, panelas e panos dentro da geladeira, pois podem virar foco de contaminação de microorganismos.

Lembrar de não guardar nenhuma lata aberta na geladeira. O metal exposto da lata oxida e contamina o alimento ali contido. Portanto, após abertos, esses alimentos devem ser guardados em recipientes com tampas.

O que acondicionar nas portas?
Os ovos nunca devem ser armazenados na porta da geladeira. Nesse local há maior variação da temperatura, o que dificulta a conversação adequada desse alimento. Além disso, com o abrir e fechar a porta, os ovos podem sofrer pequenas fissuras, aumentando ainda mais o risco de contaminação por salmonela.

Os ovos devem ser guardados num recipiente adequado, limpo e na primeira prateleira. Lavar os ovos somente antes do consumo.

Nunca conservar nas bandejas de papelão, já que são focos de microorganismos, podendo contaminar outros alimentos.

Os alimentos armazenados nas portas são os de baixa perecibilidade, ou seja, que estragam mais lentamente: Molhos como: catchup, molho inglês e de pimenta, bebidas, refrigerantes, sucos e bebidas.

[VIDEO]13367,center[/VIDEO]

Jéssica Sabadine Lucas – Nutricionista Clínica e Personal Diet
Contatos: (27) 8158-5101 e 3071-0123 / Email: [email protected] /Fanpage: https://www.facebook.com/NutricionistaJessicaLucas

5 Respostas para “COMO GUARDAR OS ALIMENTOS NA GELADEIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *