O AZEITE CERTO FAZ TODA DIFERENÇA

Hoje, dia 28, é o último dia para conferir um dos maiores eventos de gastronomia do Espírito Santo, o Salão Sabores 2012. Já passaram por lá os mais famosos e importantes chefs do Brasil, e nesta quarta-feira, os capixabas receberão seus conterrâneos e um “turista” da cidade da garoa, Paulo Freitas, que ensinará suas receitas e técnicas sobre o Azeite para estudantes de gastronomia e apaixonados pela arte da cozinha.

As palestras fazem parte da programação do Sabores 2012 – 12º Salão Técnico e de Negócios em Gastronomia, que serão realizadas das 16h às 22h, na área de eventos Oásis, Santa Lúcia, em Vitória.

A programação começa com palestras sobre o café Meridiano, ministradas pela barista Simone Bolssoni, pelo consultor comercial na área de cafés Francisco Borghi e pela barista e consultora Angela Leal.

Depois, segue a programação com mais palestras da Arena Gourmet Show, com aulas shows com os chefs Reinaldo Caetano, Fernando Lorenzoni, João Delpupo, Juarez Campos, Alessandro Eller e o paulista Paulo Freitas.

Receitas em destaque

Festival de cakes e sobremesas será o tema da aula do capixaba técnico em panificação, chef Reinaldo Caetano, que apresentará um Mousse e fará um Flan de Coco diferente. Outra aula trará o chef Fernando Lorenzoni ensinando a fazer polenta grelhada com creme de bacalhau.

Já o expert em azeites vindo de São Paulo, Paulo Freitas, fará uma introdução sobre o mundo do azeite abordando história, mitos e verdades, principais regiões produtoras, variedades de azeitonas e tipos de azeites e outras dicas. Ele acredita que os benefícios do uso do azeite ainda são pouco explorados pelos consumidores brasileiros, que se restringem a utilizá-lo no tempero de saladas, em pizzas e no preparo do bacalhau.  Durante a aula, ele fará uma pequena degustação com dois tipos de azeites para os visitantes, para que eles possam conhecer os atributos diferenciadores do produto.

O chef Juarez Campos, dará um show sobre os Sabores do Mar. Ele pretende fazer polvo confitado com aiolli, Salmão confit com aspargos frescos e farofa de Parma, entre outras receitas. E por fim, o professor e também Chef Alessandro Eller, dará uma aula junto com o Mestre Cervejeiro Flavio Baroni, em que irão mostrar os tipos clássicos de cerveja e suas harmonizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *