Primavera com flores na mesa

A primavera começa oficialmente no próximo domingo, dia 22, às 17h44. E que tal aproveitar a estação e incrementar a sua alimentação com flores.Poucas pessoas arriscam, mas as flores ficam ótimas como ingredientes de muitas receitas. Além de muito sabor, elas acrescentam muita beleza aos pratos.Por isso, separei algumas dicas, para você se inspirar e aproveitar a estação mais florida do ano.


Como usar as flores

Elas harmonizam com saladas, verduras e frutas. Também são adicionadas a picles, geleias, vinagretes, caldas, pães, bolos, biscoitos, sobremesas e tortas. E claro, elas são muito usadas na decoração dos pratos.A calêndula é utilizada já há muitos anos para corante de bolos e caldas. Já o amor-perfeito pode virar tempero de saladas e tem gosto suave.Uma dica bastante interessante é fazer cubos de gelo com flores, para dar um toque especial a bebidas.

As flores comestíveis mais comuns
São os capuchinhos, as rosas, as begônias, as calêndulas, os amores-perfeitos, os crisântemos, as tulipas e as de alfazema. Cravinas e verbenas-limão também podem ser usadas, apesar de menos populares.

Propriedade nutricional
Muitas delas têm propriedades nutricionais. É o caso do capuchinho, que tem vitamina C e um sabor picante. As flores são ricas em minerais e vitaminas. As rosas, por exemplo, são ricas em vitamina C. As folhas de algumas outras possuem ferro, cálcio e fósforo. Além de tudo, têm baixa caloria, por serem muito leves e com alto teor de água.

Melhor não cozinhar
O ideal é que elas sejam consumidas sem cozimento, preservando a aparência e o sabor em sua totalidade

2 Respostas para “Primavera com flores na mesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *