Chia, o superalimento

Já ouviu falar nas sementes de Chia?
Riquíssimas em nutrientes, as sementes da Chia, planta originária do México e Bolívia, eram muito utilizadas na alimentação dos guerreiros astecas e maias, garantindo força e resistência nos combates.
Considerada um superalimento, é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais, possui proteína de ótima qualidade, com todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Comparada com outros grãos (quinoa, cevada, aveia), possui o maior teor de proteína.
Apresenta grande quantidade de ômega-3, poderoso antiinflamatório, fibras solúveis e insolúveis. Contém mais cálcio que o leite, mais magnésio que o brócolis e mais potássio que a banana. Possui ainda grande quantidade de zinco, ferro e vitaminas do complexo B. Garantindo, portanto, proteção ao cérebro e ossos, melhora na imunidade entre outras funções.
Outra característica importante das sementes da Chia é que podem absorver até 12 vezes o seu peso de água. Quando em contato com o líquido, produzem um gel, e quando ingeridas, reduzem a fome, provocando maior saciedade, fazendo com que o indivíduo consuma porções menores, auxiliando no controle de peso.
Diminui também a absorção de carboidratos, por isso, diminui os níveis de açúcar no sangue. Além desse poder no controle do peso, auxilia no trânsito intestinal e no controle de colesterol.
Por esse poder aglutinante (devido à formação do gel), pode substituir o ovo em diversas preparações.
A chia pode ser consumida em forma de grãos, óleo e farinha. Consumindo o grão, triture ou apenas deixe os grãos de molho em água por alguns minutos, consuma essa mistura 30 minutos antes das grandes refeições (almoço e jantar).
Já a farinha pode ser adicionada em iogurtes, vitaminas, saladas e diversas preparações.
Lembrando que as sementes, apesar de todos os benefícios, são calóricas, possuindo cerca de 140 calorias em 2 colheres de sopa, então é necessário moderação e o consumo deve ser acompanhado de uma alimentação balanceada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *