Cuide do seu computador!

Não é todo dia que podemos investir uma boa quantia de dinheiro para comprar um novo computador.

Objeto comum em nossas casas, nós desconsideramos alguns cuidados que esses equipamentos precisam ter. É ou não é verdade? Eles armazenam um monte de informações a respeito de nós, algumas pessoas usam para armazenar dados da empresa que trabalham, armazenamos dados dos nossos familiares, entre tantas outas coisas. Então meu amigo e minha amiga, depois de ler esta matéria, precisamos ligar o nosso radar e cuidar do nosso “bichinho eletrônico de estimação”.

O RADAR vai passar algumas práticas que podem prolongar a vida útil do seu equipamento. Não é todo dia que podemos investir uma boa grana para comprar um novo equipamento.

Você já levou o seu computador em um “lava jato”?

A sujeira, isso mesmo, a sujeira! Ela é uma vilã para os componentes eletrônicos. Manter tudo limpo é uma das práticas mais eficientes para que o seu computador, notebook ou desktop, tenha alguns bons e longos anos de funcionamento. Como podemos limpar? Simples, de vez em quando levamos nosso carro para um lava jato, não é verdade? Pedimos até para passar uma cera leve, um polimento, etc. Então, você precisa levar também o seu computador para um, digamos, “lava jato dos computadores”, ou seja, uma assistência técnica especializada para que um profissional qualificado execute a limpeza das placas, barramentos, ventiladores internos, entre outros componentes que fazem parte do equipamento.

Pergunte pro seu amigo, seu vizinho, ou até mesmo seu filho, todos nós conhecemos alguém bom para fazer esse serviço. Há quanto tempo você não faz isso? Talvez nunca né?!?! Recomendamos dar um capricho nele de três em três meses, estamos sendo otimistas né? Então leve pelo menos de seis em seis meses. Por favor! O companheiro vai te agradecer.

Use softwares de limpeza ou varredura

Depois que ele voltar do “lava jato” e com todas as partes físicas limpinhas novamente, é hora de partirmos para o software. Todo mundo que utiliza um computador deveria saber que a parte lógica da máquina também precisa de manutenção, ou seja, aquele monte de programas que vamos instalando, pode dar ruim no funcionamento de algumas aplicações, deixar lento pra caramba, vamos evitar aquela frase: “meu pc deu pau”.

O lance é o seguinte, precisamos evitar que esse monte de programas cause algum problema que pode prejudicar o desempenho geral do equipamento. Uma das melhores formas de garantir que o sistema do seu computador está seguro é usar programas de rotina de limpeza, que mantêm o bom desempenho da máquina. Eles conseguem lidar com várias ações ao mesmo tempo, como desfragmentação do disco, limpeza do registro, varredura contra vírus e muito mais.

Lembra do profissional do lava jato? Aquele mesmo que deixou o seu computador quase zero novamente, brilhando? É ele mesmo! Ele pode te ajudar! Pede a ele para instalar um sisteminha show de bola para deixar o sistema operacional do seu computador mandando bala! O pessoal aqui do RADAR costuma usar o CCleaner.

Fique ligado nos programas que você vai instalar no seu equipamento

Depois que o amigo do “lava jato” instalou um bom software para fazer as varreduras de rotina no seu computador, é preciso decidir muito bem os programas que você instala nele. Não adianta sair instalando todos os utilitários que você encontra na internet, ou um que o amigo do trabalho indicou ou algum parente, sem se preocupar antes com as implicações dessa prática.

Pense em um computador como o seu quarto: por maior que ele seja, quanto mais coisas são guardadas ali, mais difícil vai ser para encontrar o que você precisa e vai ocupar bastante espaço. Precisamos deixar pedacinhos de pão para achar as coisas. É ou não é verdade!!! É uma “luta” para encontrarmos nossos programas, arquivos, fotos das férias, e muito mais.

D&D – Desapegue e Desinstale!

Escolha bem os programas que você vai instalar no seu equipamento. Evite ocupar todo o espaço que você tem no HD ou SSD. Caso encontre algum software que você não usa há muito tempo, não tenha medo, desapegue e desinstale esse programa. Depois disso, lembre-se de usar os programas de rotina para manter o seu companheiro sempre saudável.

Você não quer fritar o seu equipamento e os seus dados né?!?!

Como qualquer outro equipamento que depende de eletricidade, com o computador não é diferente, ele aquece muito, dependendo do programa que estamos rodando nele. Se não cuidarmos, a temperatura pode ultrapassar limites e comprometer definitivamente a “saúde” do amiguinho. Manter o equipamento longe do calor vai contribuir bastante com a vida útil dele, é uma das práticas básicas para prolongar a vida do seu companheiro.

É muito importante verificar se o sistema de arrefecimento e dissipação de calor do seu computador está funcionando corretamente. O que é isso? As ventoinhas (pequenos ventiladores) do desktop ou notebook, por algum motivo, podem não estar conseguindo dar conta de manter a temperatura ideal, aí vai ser preciso investigar o que está acontecendo: será que esses componentes estão mal conectados? Será que elas não são realmente suficientes para refrigerar a CPU? Ou quem sabe não há muita sujeira por lá? Lembre-se, lava jato nele!

Faça backups!

Fazer backups com frequência pode não ter reflexos diretos no desempenho, mas com certeza pode salvar a sua vida. Se você não quer monitorar a temperatura do equipamento, verificar se ele está bem limpo, realizar manutenções no sistema e escolher com cuidado os programas que vai instalar, então não deixe de executar um backup de segurança com frequência.

Deixe no seu “radar” a ida do seu computador no “lava jato”. Procure um bom profissional para dar uma geral nele pra você! Siga essas dicas e, caso tenha alguma sugestão, compartilhe com a gente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *