A importância de fazer backup!

O tempo gasto para fazer um backup é muito pequeno e o custo é muito baixo. Porém, o custo de não fazer pode representar um arrependimento para o resto da vida.

Você certamente possui dados em seu computador que não são apenas importantes, mas preciosos demais para serem perdidos. É ou não é verdade?!?!

Você já perdeu um grande volume de dados importantes? Já passou por algum momento de pânico quando achou que tinha perdido tudo no seu computador? Sejam as fotos das férias da família, uma viagem muito legal, um evento, um relatório de trabalho ou tarefas acadêmicas.

O backup regular dos dados ajudará você a evitar o sentimento de pânico, praticamente inevitável ao descobrir que todo o seu trabalho ou suas preciosas memórias desapareceram.

Não importa a capacidade do seu computador, ele pode ser de última geração, um dia ele se tornará desgastado. E cá entre nós, confesso! Isso não vai demorar muito! Desculpe! É normal e natural todo hardware ficar obsoleto.

As assistências técnicas de manutenção de computadores talvez possam até conseguir recuperar os dados, de forma parcial ou em algumas das vezes total, mas não há nenhuma garantia disso.

A adoção de várias camadas de backup é a melhor estratégia de proteção.

Preciso te dizer uma coisa muito chata, é que a Internet está cheia de ameaças à integridade dos nossos dados. Os tão comentados por aí, Cavalos de Troia (vírus) não só roubam os seus dados, mas também os excluem em alguns casos.

Quantidade é qualidade quando o assunto é backup. Não se sinta pressionado para escolher entre um backup físico e um backup armazenado na nuvem. Fazer o backup em tudo quanto é canto, é a opção mais segura! Vai por mim!

Outro fenômeno crescente e muito relevante é o ransomware, isso aqui é MUITO IMPORTANTE, no qual um hacker consegue inserir um vírus no computador, muita das vezes pelo elo mais fraco da segurança da informação, nós usuários, é isso mesmo, nós os simples mortais, e sabe o que acontece quanto essa invasão acontece? Os dados são criptografados e, para descriptografar os dados será necessário pagar um resgate a esses hackers. Daí a importância do backup, se você tiver feito será uma preocupação a menos. Basta limpar o disco rígido (formatação limpa) e restaurar o backup mais recente.

Não importa se você perdeu os dados devido a uma falha mecânica, um desastre natural ou uma atividade criminosa. Os dados não precisam se perder, basta você fazer o backup regularmente.

Como fazer o backup?

Há várias maneiras de fazer o backup, cada uma delas terá um procedimento. Entretanto, existem alguns procedimentos que devem ser observados para a realização de um backup eficiente.

  • O backup atualmente é tão barato, que a economia será pequena se você armazenar apenas o que for totalmente insubstituível.
  • O backup na nuvem oferece várias vantagens sobre o backup local. Por exemplo, se sua casa for vítima de uma enchente, seu backup será destruído, a menos que esteja armazenado na nuvem.
  • Faça um backup físico e um backup na nuvem. Fazer o backup em ambos é a opção mais segura!
  • Não despreze também a importância de manter cópias físicas de documentos, como extratos bancários e registros fiscais. É melhor manter um arquivo dos documentos mais importantes aqui, no mundo físico, além dos backups que você já mantém.
  • Seus documentos serão a parte mais importante do backup. Caso eles ainda não estejam organizados, organize-os. Assim, ficará mais fácil garantir o backup e a restauração de tudo o que você precisa.
  • O seu sistema operacional provavelmente inclui uma solução de backup. Porém, lembre-se que muitas das configurações (programas) se perderão se for necessário reinstalar o backup.
  • O backup não é uma proposta do tipo “tudo ou nada”. Uma boa ideia é manter um pen drive ou HD externo disponível para fazer o backup de documentos importantes recentes. A adoção de várias camadas de backup é a melhor estratégia de proteção.

Caso você tenha dificuldades em encontrar a melhor ferramenta de backup e armazenamento, converse com rapaz do “lava jato dos comutadores” lembra? Ah, se você não leu a matéria sobre o Lava Jato dos Computadores, clique aqui e leia, você vai saber de quem estou falando.

Com relação ao backup, é sempre melhor “prevenir do que remediar” pois as chances de perdermos todos os dados em um desastre são poucas, mas elas existem. O custo é baixo e o tempo gasto para fazer um backup não é muito. Porém, o custo de não fazê-lo pode representar um arrependimento para o resto da vida.

Nosso Radar está sempre ligado! E o seu? Se pintar dúvida por aí, envie sua mensagem que iremos fazer o possível para esclarecer.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *