É possível melhorar o sinal da conexão Wi-Fi da sua casa.

Seus filhos e esposa já pararam de falar com você? Já ficaram de cara feia quando a internet trava ou fica lenta? Acham que você é o técnico da operadora ou o provedor de internet local? Seu vizinho já bateu na sua porta reclamando que o sinal está fraco?

Brincadeiras à parte, vamos analisar alguns aspectos para melhorar a conexão de internet através de WI-FI na sua casa.

Todos nós já passamos pela saga de ligar para a uma operadora, a gente conversa com um robô que pede para desligarmos o modem (pede para desligar da tomada mesmo) desconectar todos os cabos, esperar alguns segundos e ligar tudo novamente. Depois disso cruzamos os dedos para dar tudo certo. É ou não é verdade?

Se você já percebeu que, em alguns lugares da sua casa a conexão de internet fica oscilando, muito lenta e, em alguns cantos nem “pega” o sinal. Uma explicação está na quantidade de materiais metálicos e reflexivos no ambiente, revestimentos brilhantes, espelhos, chuveiros, paredes, muitos aparelhos que usam a tecnologia wi-fi ao mesmo tempo, quando juntos, podem interferir nas ondas de sinal do roteador e deixar a navegação bem lenta.

Se o sinal de wi-fi da sua casa oscila com frequência, precisamos analisar e rever algumas coisas, como por exemplo o posicionamento do roteador de Wi-Fi.

Como funciona o Wi-Fi?

Wi-Fi é o nome popular para a tecnologia IEEE 802.11, que significa conexão sem cabo entre dispositivos eletrônicos, também conhecido como wireless. E como isso funciona? O sinal de Wi-Fi funciona por ondas de rádio, o roteador recebe os sinais, decodifica e depois envia por meio de uma antena. Eles se propagam por um determinado espaço, que pode chegar até 300 metros dependendo do tipo de equipamento utilizado para emitir as ondas, ou seja, o sinal do wi-fi.

Como melhorar o sinal do Wi-Fi?

Para que o seu computador, notebook, tablet, smartphone ou smart TV se conectem à internet pelo Wi-Fi, eles precisam estar dentro do espaço de sinal das ondas, o mesmo trajeto ocorre do dispositivo até a antena para fazer as trocas que estabelecem a navegação.

Creio que você entendeu o básico de como funciona o seu sinal de internet sem fio, agora vai ficar mais fácil você compreender que existem formas para melhorar a sua navegação ao acessar a internet.

O RADAR separou algumas dicas para você:

1. Instalar e posicionar o roteador em um local adequado. Já sabemos que o sinal do Wi-Fi funciona como ondas de rádio, ele sofre alterações à medida que o aparelho que estamos usando se distancia do emissor ou quando encontra barreiras no caminho. Se o seu roteador está dentro de um nicho da estante no último quarto da casa, é bem provável que a internet fique muito mais fraca na cozinha ou na varanda da sua casa.

Uma dica muito importante para melhorar o sinal de Wi-Fi é encontrar um lugar adequado para instalar o modem. Recomendamos que seja em um espaço aberto e de forma centralizada dentro da sua casa ou apartamento. Esse posicionamento permite que o sinal se espalhe de maneira uniforme e a conexão fique mais eficiente em qualquer ambiente.

2. Será que os seus vizinhos não estão usando o seu sinal? É isso mesmo que você leu! Se você não estiver ajudando o vizinho que pediu sua internet emprestada, nossa dica é você bloquear a conexão para terceiros. Quanto mais dispositivos navegando por meio do mesmo roteador, mais comprometido o sinal vai ficar, e claro, a navegação vai ficar lenta.

Um passo básico é não deixar seu sinal de Wi-Fi aberto, crie uma senha, nada de abc123, procure alternar entre letras, caracteres e números. É bacana também de tempos em tempos, alterar essa senha, pelo menos de três em três meses. Não é  interessante dar um nome muito óbvio para a sua rede, por exemplo: “rede do João (seu nome)” ou “casa número (número da sua casa ou apartamento)”. Agindo assim sua rede chamará menos atenção de quem está por perto e quer “pegar” um pouco do seu sinal. Fique com o seu “radar” ligado aí!

3. Instale um repetidor para aumentar o alcance de sinal. Uma forma de melhorar o sinal do Wi-Fi é por meio de um repetidor. Esse aparelho recebe o sinal do roteador e o amplifica para que tenha mais alcance.  Por exemplo: se o seu roteador foi instalado na sala, provavelmente no seu quarto o sinal vai chegar fraco, é possível posicionar o repetidor numa área que fique no meio do caminho entre os ambientes.

É sempre recomendável contar com o serviço de um profissional para você comprar o aparelho adequado para a sua necessidade e, vale a pena contratar um profissional para efetuar a instalação e configuração desses aparelhos na sua casa.

Em resumo:

  1. Escolha sabiamente o cômodo onde o roteador ou repetidor vai ficar.
  2. Instale o roteador no alto e no centro.
  3. Não esconda o roteador dentro de armários.
  4. Procure a ajuda de um profissional para instalar.
  5. Mantenha seus aparelhos atualizados.
  6. Instale um repetidor para aumentar o alcance do sinal.
  7. Reinicie seu roteador com frequência.
  8. Procure operadoras de internet que ofereçam fibra óptica.
  9. Nada de ficar emprestando seu sinal de internet por aí.

Nosso Radar está sempre ligado! E o seu? Se pintar dúvida por aí, envie sua mensagem que iremos fazer o possível para esclarecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *