O que acontece se você não aceitar as novas regras do WhatsApp?

As novas regras de uso e política de privacidade do WhatsApp seguem alvo de polêmica.

As novas regras reforçam que haverá um maior compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook, seu proprietário. Com os novos termos, o WhatsApp poderá compartilhar com as empresas parceiras do Facebook dados como o nosso número pessoal, a marca do nosso aparelho, o modelo, o número de IP do dispositivo e, a empresa de telefonia que utilizamos. É mole!!! Informações quando estivermos “online” e “visto por último” dados como tempo de uso e outras atividades que realizamos dentro do aplicativo, também poderão ser compartilhadas.

Pessoal, é mais ou menos assim, ou a gente aceita as regras do WhatsApp ou deixamos de usar o aplicativo e partimos para outro. Caso não aceitemos as novas regras, pode resultar na inutilização do aplicativo. Então, fique ligado aqui no RADAR e saiba o que acontece caso você escolha não aceitar as novas regras.

Não se preocupe! Por enquanto ninguém será imediatamente suspenso da plataforma. Por aqui, digo no Brasil, em resposta a órgãos reguladores que questionaram a mudança, o Facebook informou que não vai aplicar qualquer tipo de limitação durante os próximos 90 dias, ou seja, as regras passam a valer mesmo somente em 13 de agosto deste ano.

Pessoal, quando elas começarem pra valer, quem seguir negando as permissões solicitadas, passará a ver um constante aviso informando sobre a mudança e poderá ter os recursos limitados.

Após algumas semanas do uso limitado dos recursos, não poderemos receber chamadas nem notificações, e o WhatsApp não enviará mais mensagens e chamadas para o seu celular. Você ficará totalmente impossibilitado de se comunicar via WhatsApp, ou via Zap, como dizem por aí.

E se não aceitarmos as novas regras do WhatsApp?

Se não aceitarmos os novos procedimentos não significa que a conta será excluída, ou seja, em qualquer momento do futuro será possível aceitarmos as novas regras e voltar a usar o aplicativo plenamente. Um alívio para os “esquecidos” que geralmente deixam as coisas para a última hora.

Você já aceitou ou pretende aceitar as novas regras do WhatsApp?

Para você concordar com as novas regras, basta pressionar o botão de aceite que aparece no aviso exibido no aplicativo. Podemos conferir se já aceitamos os termos baixando os dados da nossa conta.

Caso não se lembre, segue o passo a passo para você solicitar o relatório:

      

Quais informações teremos acesso nesse relatório?

Sob pressão da nova lei de proteção de dados na União Europeia, a função permite sabermos quais informações pessoais o aplicativo tem armazenadas em seus servidores.

Quando o relatório estiver concluído, normalmente leva aproximadamente 3 (três) dias para o WhatsApp enviar uma notificação. Toque nela para abrir solicitar dados da conta, em seguida, vá em baixar relatório, aguarde alguns segundos até que o download seja concluído. Depois toque em exportar relatório.

Importante! O relatório não inclui suas mensagens.

Na caixa de confirmação aperte exportar, escolha o serviço pelo qual você deseja enviar o relatório de dados, pode ser por e-mail. O arquivo é compactado e enviado em formato “.zip”, ou seja, você precisará usar um computador para descompactar o arquivo e facilitar o acesso a todo o relatório.

É importante destacar que os novos termos de uso do WhatsApp estão sendo objeto de avaliação, com a participação da ANPD, do Ministério Público Federal, do CADE e da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Senacon. Ou seja, ainda veremos novos capítulos da “série”Implacáveis WhatsApp & Facebook.

Agora que você conhece mais sobre as novas regras do WhatsApp, compartilhe com sua família, seus amigos e seus funcionários. Ah, não deixe de nos acompanhar, sempre traremos dicas bem legais por aqui.

Se pintar dúvida ou sugestão, entre em contato com a gente!

Forte abraço!

Jackson Galvani

[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *