AS VANTAGENS DE ARMAZENAR ARQUIVOS EM NUVEM

O armazenamento em nuvem pode ser caracterizado como uma das ferramentas essenciais da atualidade

 

Que os nossos arquivos precisam estar sempre bem armazenados, isso nós já sabemos. É ou não é verdade? Mas muitas pessoas e até empresas ainda pensam que “engavetar” os dados e trancar em uma sala, eles ficarão protegidos. Uma realidade ainda comum em algumas empresas, com uma série de equipamentos,  servidores físicos, cabos, hubs e switches. Isso aí já não é uma boa prática.

Se liga aqui, uma tecnologia que está ficando cada vez mais robusta, capaz de oferecer segurança, acesso simples, backup e custo baixo, é a nuvem! Mas é claro que não estou falando dessa nuvem: “conjunto de minúsculas partículas de água” o papo será sobre essa nuvem aqui: em inglês, cloud computing, termo coloquial para um serviço de computação baseado na internet que possibilita utilizarmos recursos de armazenamento de dados, redes e de aplicações em ambientes compartilhados de maneira integrada através da internet, em qualquer lugar, sem precisar de altos investimentos em equipamentos.

O armazenamento em nuvem pode ser caracterizado como uma das ferramentas tecnológicas mais essenciais da atualidade para nós (simples mortais) e para pequenas e grandes empresas também, pois garante a segurança de usuários e dados, de forma totalmente aprimorada. Muito bacana isso em!!!

 

Tipos de nuvem -Cloud Computing

  1. Pública
    Os provedores de serviços terceirizados disponibilizam recursos e serviços para seus clientes via internet. Os dados do cliente e a segurança relacionada estão na infraestrutura de propriedade dos provedores de serviços. No momento, os principais provedores de nuvem são Amazon AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform.
  2. Privada
    Fornece recursos quase semelhantes aos da nuvem pública, mas os dados e serviços são gerenciados pela organização ou por terceiros apenas para a organização do cliente. Nesse tipo de nuvem, o controle principal é sobre a infraestrutura, minimizando os problemas relacionados à segurança.
  3. Híbrida
    É a combinação de nuvem pública e privada, mas não necessariamente de fornecedores diferentes. A decisão de executar em nuvem pública ou privada geralmente depende de vários parâmetros, como sensibilidade de dados e aplicativos, certificações do setor e padrões, regulamentos, entre outros.

 

Creio que agora você deseja conhecer melhor sobre essa solução. Então, confira algumas vantagens de armazenar arquivos em nuvem que o RADAR preparou para você.

  • Fácil acesso aos arquivos

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, isso mesmo que você leu, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de grandes CPDs como antigamente. O armazenamento na nuvem permite o fácil acesso aos arquivos, facilitando o trabalho diário de nós usuários, profissionais e empresas. Não podemos esquecer, não menos importante, o acesso é feito através de senhas de segurança e, isso é outro assunto para outra matéria. Fique ligado no RADAR.

  • Baixo custo

A tecnologia de armazenamento em nuvem é muito acessível, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam. Com um baixo custo se comparado a outras opções do mercado, o armazenamento em nuvem é uma ótima opção para quem precisa de qualidade, mas não quer investir elevados recursos financeiros para utilizar essa solução.

Configurar os próprios servidores físicos é demorado, pois a empresa precisa solicitar, pagar, instalar e configurar, muito antes de usarmos esses servidores, e isso é relativamente caro. No entanto, usando a nuvem, pagamos apenas pelo valor que usamos e quando usamos os recursos de computação. Dessa maneira, a computação em nuvem torna-se econômica.

  • Confiabilidade

Serviços gerenciados, confiáveis ​​e consistentes são algumas das vantagens, se comparando com infraestrutura de TI interna. A nuvem garante acesso 24×7 e 365 dias de serviço. Além de fornecer uma capacidade de armazenamento quase ilimitada, ou seja, não precisamos nos preocupar em ficar sem espaço de armazenamento.

  • Compartilhamento

Podemos compartilhar arquivos com nossos amigos e familiares. Em empresas e equipes de trabalho, o compartilhamento de arquivos é algo essencial e comum no dia a dia, porém alguns arquivos podem ser difíceis de serem compartilhados, ainda mais quando eles são armazenados de forma mais tradicional. Por isso o armazenamento em nuvem é uma tecnologia imprescindível para as empresas.

  • Maior segurança

No armazenamento de dados, um dos grandes receios é o acesso de terceiros ou a perda de informações importantes, mas na nuvem a segurança é muito maior. Assim, é possível ter muito mais tranquilidade ao armazenar arquivos na nuvem.

 

Essas são as características de maior impacto ao escolher migrar para a nuvem, principalmente quando se fala de infraestrutura. Analisando a demanda por uma TI mais estratégica e menos operacional, nós usuários e empresas podemos perceber que chegou o momento de partir para essa transição.

Com tantas possibilidades de agregar valor aos negócios, aos nossos estudos, a pesquisas, entre tantas outras vantagens, a computação em nuvem é uma transformação que deve ser buscada por quem almeja se diferenciar e obter sucesso frente ao mercado e as novas tendências de tecnologia.

Agora que você conhece mais sobre o tema, compartilhe com sua família, seus amigos e seus funcionários. Ah, não deixe de nos acompanhar, sempre traremos dicas bem legais por aqui.

 

Forte abraço!

Jackson Galvani

[email protected]

 

Um comentário em “AS VANTAGENS DE ARMAZENAR ARQUIVOS EM NUVEM”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *