Tecnologia como aliada na luta contra inundações e alagamentos: Lições de Mimoso do Sul

As fortes chuvas que castigaram a região Sul do Espírito Santo, evidenciaram a necessidade de medidas eficazes para prevenir e mitigar os impactos de inundações e alagamentos. A tecnologia surge como uma aliada fundamental nesse processo, oferecendo ferramentas para monitoramento, alerta e resposta a tais eventos.

Monitoramento em tempo real

  • Sensores e redes de monitoramento: a instalação de sensores em áreas de risco permite o acompanhamento em tempo real dos níveis dos rios e da precipitação pluviométrica. O sistema e-Noé, desenvolvido pela USP, é um exemplo de rede de sensores sem fio que pode fornecer dados precisos para alertar sobre o risco de inundações.
  • Imagens de satélite e drones: imagens de satélite e drones podem ser utilizadas para mapear áreas de risco, monitorar o avanço das águas e avaliar os danos causados por inundações. A empresa brasileira MapBiomas, por exemplo, utiliza imagens de satélite para monitorar o desmatamento, um fator que pode aumentar o risco de inundações.
  • Dados históricos e modelagem computacional: o uso de dados históricos de chuvas e inundações, em conjunto com modelagem computacional, pode ajudar a prever áreas com maior risco de alagamento e direcionar ações de prevenção.

Alerta e comunicação

  • Redes sociais e aplicativos de comunicação: as redes sociais e aplicativos de comunicação podem ser utilizados para divulgar informações sobre o risco de inundações e alagamentos, além de fornecer instruções sobre como se manter seguro durante esses eventos.
  • Sistemas de alerta precoce: sistemas de alerta precoce podem ser implementados para notificar a população sobre o risco de inundações e alagamentos, permitindo que as pessoas tomem medidas para se proteger. O aplicativo “Alerta Chuva”, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, fornece alertas de chuvas fortes e inundações para todo o Brasil.

Para receber o alerta da Defesa Civil, os interessados devem se cadastrar através do telefone (61) 2034-4611 ou por este link. Em seguida, é necessário interagir com um robô de atendimento, enviando um “Oi”. Após a primeira interação, a pessoa deve informar sua localização atual ou escolher outra de interesse. O robô então confirmará o desejo de receber os alertas e disponibilizará os termos de uso e a política de privacidade, que regulamentam o projeto, para que o usuário os aceite.

É possível cadastrar várias localizações diferentes, o que permite acompanhar os diferentes lugares que a pessoa frequenta ou quando faz uma viagem. O usuário pode compartilhar a localização (tocando em Anexar > Localização), digitar o CEP e clicar em enviar, ou simplesmente digitar o nome do município e enviar. As áreas de interesse podem ser editadas a qualquer momento.

Resposta e recuperação

  • Mapeamento de áreas afetadas: drones e imagens de satélite podem ser utilizados para mapear áreas afetadas por inundações e alagamentos, facilitando o trabalho das equipes de resgate e recuperação.
  • Coordenação de esforços: plataformas online podem ser utilizadas para coordenar os esforços de resposta a desastres, conectando governos, ONGs, empresas e cidadãos.
  • Apoio à população afetada: a tecnologia pode ser utilizada para fornecer apoio à população afetada por inundações e alagamentos, como por exemplo, através da entrega de alimentos, água potável e medicamentos.

Lições aprendidas em Mimoso do Sul

A tragédia em Mimoso do Sul serve como um lembrete da importância de investir em tecnologias para monitorar, prevenir e mitigar os impactos de inundações e alagamentos. O uso inteligente da tecnologia pode salvar vidas, reduzir danos materiais e tornar as comunidades mais resilientes a eventos climáticos extremos.

Para o futuro

É fundamental que governos, empresas e sociedade civil trabalhem em conjunto para desenvolver e implementar soluções tecnológicas eficazes para a gestão de inundações e alagamentos. A integração de diferentes tecnologias, a criação de sistemas de alerta precoce eficientes e a capacitação da população para o uso dessas ferramentas são essenciais para construir um futuro mais seguro e resiliente.

O que podemos fazer?

  1. Internet das Coisas (IoT): sensores conectados à internet podem fornecer dados em tempo real sobre diversos fatores que podem influenciar o risco de inundações, como a quantidade de chuva, o nível dos rios e a saturação do solo.
  2. Inteligência artificial (IA): a IA pode ser utilizada para analisar dados e identificar padrões que podem ajudar a prever o risco de inundações e alagamentos com maior precisão.
  3. Realidade virtual e aumentada: essas tecnologias podem ser utilizadas para treinar equipes de resgate e para simular cenários de inundações, ajudando a preparar as pessoas para esses eventos.

Ao investir em tecnologias inovadoras e na capacitação da população, podemos construir comunidades mais resilientes e preparadas para enfrentar os desafios cada vez mais frequentes das inundações e alagamentos.

A tecnologia pode ser uma valiosa aliada para todos nós, desde que seja utilizada de maneira equilibrada e segura, garantindo que todos nós tenhamos acesso seguro e informações confiáveis.

Compartilhe com a gente as suas experiências, ou se precisar esclarecer alguma dúvida entre em contato, será uma satisfação para nós poder te ajudar de alguma forma. Fique sempre ligado no Folha Digital.

Forte abraço!

Jackson Galvani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *