Perdeu o seu celular ou foi roubado? Saiba o que fazer

Certamente você já foi vítima de uma situação dessas ou conhece alguém que tenha passado por isso. É ou não é verdade? Um dos principais problemas quando perdemos o aparelho é deixar que a outra pessoa, ou mesmo um ladrão, tenha acesso a todas as nossas informações, nossas redes sociais, nosso aplicativos de bancos, e por aí vai.

A maioria das pessoas deixam disponíveis todos os aplicativos, permitindo a quem encontrou ou roubou não ter dificuldades em acessar seus dados e fazer um “estrago” nas suas contas bancárias, ou nas suas redes sociais.

Por isso é fundamental tomar alguns cuidados na hora de colocar informações no seu celular, afinal, você nunca sabe quando vai perder ou ser roubado. Bom, vai aqui uma ajudinha pra você dificultar as coisas para quem encontrar seu aparelho ou o ladrãozinho que passou a mão nele. Com essas dicas a tarefa de qualquer pessoa mal-intencionada será mais difícil na hora de acessar as informações do seu celular e irão garantir a integridade e a privacidade dos seus dados. Se liga aqui:

Bloqueie a tela do seu celular

Habilite o bloqueio da tela inicial do seu celular, será um obstáculo a mais para qualquer ladrão ter acesso às informações do aparelho. O recurso é bem fácil de configurar, onde você pode escolher por uma senha digital, deslizante, numérica ou um código PIN. Esse é um dos métodos mais comuns para inibir a tentativa de outras pessoas utilizarem o seu aparelho de celular.

Em alguns aparelhos existe o scanner de digitais, permite que apenas o dono do aparelho consiga desbloquear com a sua digital. Do contrário, não adianta nem mesmo o ladrão ou outra pessoa tentar adivinhar a combinação da tela de bloqueio.

Faça uso de recursos remotos

Esses recursos são muito úteis na hora de localizar o aparelho perdido. Para quem possui um iPhone, o recurso “Buscar Meu iPhone” será muito útil nessas horas chatas. Por meio dele é possível saber onde o seu aparelho está, caso tenha perdido, esquecido em algum lugar ou tenha sido roubado.

O interessante é que o aplicativo vai além de mostrar onde o seu aparelho está, você pode escolher travar imediatamente o seu dispositivo e enviar uma mensagem com um telefone para contato para que a pessoa que o encontrou possa realizar o contato com você e torcer para que essa pessoa seja muito gente boa. Existe também a função “Apagar iPhone” que apaga todos os dados do aparelho. Para você realizar a ativação, basta acessar a página do iCloud e ir no menu “Configurações”. O recurso é disponibilizado para todos os aparelhos da Apple.

Se você é usuário Android os aparelhos possuem suporte a um mecanismo de consulta por meio da sua própria conta Google. Este serviço de Gerenciador de Dispositivo Android é capaz de revelar a localização do seu aparelho dentro de um mapa, além de apagar os dados existentes e possibilitar o bloqueio do aparelho remotamente. Para isto, basta acessar o aplicativo Configurações do Google e ir para a opção Gerenciador de Dispositivo Android para ativar as opções.

Importante lembrar que se você costuma desabilitar o serviço de GPS do seu aparelho com a finalidade de poupar bateria ou de não ser encontrado por alguém, você não poderá descobrir onde seu celular está caso o perca.

Realize o backup dos seus arquivos

Fazer backup dos seus arquivos é uma ótima ferramenta, não somente para garantir a segurança das suas informações e arquivos caso você tenha um problema técnico, mas também para se livrar de problemas maiores caso você seja roubado ou perca o seu aparelho.

O Google fornece em seus aparelhos Android a proteção de todos os dados contidos, preferências do celular e outras informações. Para ativar essa proteção, basta ir até a seção Backup e Restauração em Configurações. Desse modo, tudo ficará guardado na nuvem caso você precise recuperar em algum momento.

Para a galera do iPhone, na seção Armazenamento e Backup, nas configurações da página do iCloud e habilite essa opção.

Criptografe seus dados

Todas as dicas até agora garantem uma ótima segurança dos seus dados e informações, mas talvez nenhuma delas seja tão eficiente e protegerá seu aparelho da ousadia de outras pessoas quanto a criptografia de dados. Criptografar dados garante um nível adicional de segurança, inibindo até mesmo hackers de terem acesso às suas informações.

Isso é possível de ser realizado quando você configura um código para o dispositivo. Para fazer este procedimento é preciso acessar Ajustes no seu aparelho e seguir as orientações. É amigável e intuitivo.

Leia também: como denunciar um crime virtual

Com a aplicação dessas dicas, fica muito mais fácil conseguir localizar seu aparelho ou proteger os dados contidos nele. É importante que, caso você tenha perdido seu celular ou tenha sido roubado, acesse imediatamente suas contas para que possa realizar o bloqueio do seu aparelho e da visualização de suas informações o mais rápido possível. Dessa forma, você estará garantindo que seus dados não caiam nas mãos de pessoas erradas até que você decida o que fazer para recuperar o seu dispositivo.

E você, já teve alguma experiência negativa como perda ou roubo de celular? Compartilhe sua experiência conosco e continue acompanhando a gente por aqui.

Forte abraço!

Jackson Galvani

 @jackson.galvani

 

 

 

Um comentário em “Perdeu o seu celular ou foi roubado? Saiba o que fazer”

  1. Top esse site, já estava desistindo de encontrar algo na
    internet encontrei aqui algumas das informações que
    procurava. Obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *