VÍDEO: O bafômetro, o terno e a gravata e o aumento de 92%

A semana foi de polêmica nos parlamentos do Estado. E põe polêmica nisso! Começou após vir a público que o deputado estadual Lucas Polese (PL) teria levado uma multa por se recusar a fazer o teste do bafômetro. Ele foi parado numa blitz na Praia do Canto, na madrugada de sábado, dirigindo o carro oficial da Assembleia, um Corolla preto. Ele teve de chamar um amigo para assumir a direção e não ter o veículo apreendido.

A repercussão não poderia ser pior para Polese. A Juventude do PSB e a ONG Transparência Capixaba representaram contra o deputado no Ministério Público Estadual (MPES) e na Ales, que se viu obrigada a implantar a Corregedoria – o colegiado era para ter sido eleito em fevereiro, mas não foi. Essa semana, o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) foi eleito corregedor-geral.

Em sua defesa, Polese diz que estava cumprindo agenda oficial e que foi orientado pelo seu departamento jurídico a não fazer o bafômetro. Ele não admitiu e nem negou ter ingerido bebida alcoólica.

Na Câmara da Serra, outra polêmica. Numa sessão-relâmpago, foi aprovado o aumento no salário dos vereadores em 92%. A sessão foi extraordinária, à noite, não contou com quase nenhuma publicidade ou transparência e não durou nem sete minutos – a votação foi feita em dois minutos.

E isso poucas horas depois da Câmara ter participado do lançamento do “Fórum Legislativo Municipal”, uma iniciativa de várias ONGs e grupos da sociedade civil organizada em busca de transparência e ética nos legislativos municipais. O MPES vai investigar a conduta dos vereadores durante a votação.

Essas e outras notícias estão no “De Olho no Resumão”, um vídeo curtinho para quem perdeu o bonde político durante a semana. Após o vídeo, estão disponíveis os links com todas as colunas.

Assista:

LEIA TAMBÉM:

Casagrande descarta desgaste no governo após auditoria da Secont mirar o DER

Caso Polese traz de volta debate sobre uso e identificação de carros oficiais da Ales

Com caso Polese batendo na porta, Ales marca para hoje formação da Corregedoria

VÍDEO: Nervoso, Meneguelli diz ter sido esculhambado por falta de terno e gravata

Juventude do PSB protocola ações na Ales e no MPES contra deputado multado em blitz

Em votação de 2 minutos, Câmara da Serra aprova aumento de 92% no salário de vereadores

MPES vai investigar votação-relâmpago que reajustou salário de vereadores da Serra